9.12.07

Linden Lab cria ligações telefónicas

A ligação entre telemóveis e Second Life não é novidade.

A novidade desta vez vem da própria Linden Lab com o seu projecto de implementação de uma tecnologia que permitirá aos residentes receberem chamadas do mundo real, e até utilizarem voice-mail!

Segundo a Linden Lab, a partir do primeiro trimestre de 2008 os residentes de Second Life poderão obter números de telefone 'reais', para onde qualquer pessoa poderá ligar para os contactar. Esta nova tecnologia será implementada em conjunto com o já existente sistema de voz. Segundo Joe Miller, vice-presidente da Linden Lab, este serviço telefónico 'oficial' será compatível com serviços de voice-mail, através dos quais qualquer utilizador poderá ouvir mensagens pré-gravadas, tanto a partir do mundo real (e também via e-mail) como originárias do próprio Second Life.

Segundo a Vivox, que desenvolveu o actual sistema de voz em Second Life desde Agosto deste ano, "alguns avatares 'amam' ter a possibilidade de conversar entre si. Contudo, outros sentem que a voz pode comprometer seu direito ao anonimato. O nosso sistema é, de qualquer forma, um sucesso absoluto, e estamos empenhados em colaborar com a Linden Lab na viabilização deste novo sistema 'Voip', que está a ser incorporado em Second Life. Estamos realmente animados com isso".

Falta ainda saber se o serviço será gratuito ou pago!

(adaptado do post de Mundo Linden)

A montante da decisão da Linden Lab ao desenvolver um sistema de comunicação telefónica da RL para SL, reside a importância da utilização da voz para os residentes de Second Life. Apesar das declarações oficiais da Vivox, uma boa parte da população residente em SL não utiliza a voz. A aproximação a sistemas de comunicação síncrona baseados na realidade, nem sempre parece ser a opção mais desejada pelos residentes. A 'segunda vida' mais uma vez se aproxima da 'primeira' com este tipo de iniciativas... e nem sempre esse é o caminho mais apetecido!

Sem comentários: