2.12.07

Utopia?

Já tinha referido o projecto há umas semanas, mas torna-se obrigatório voltar ao tema:

Abriu oficialmente o 'complexo' Utopia Portugal, 'apenas' 25 (vinte e cinco!) 'ilhas' que albergam o Palácio da Pena (o de Sintra) numa proposta inovadora de interacção em Second Life. Para além da réplica fidedigna do Palácio, o valor-acrescentado do projecto Utopia consiste no diálogo com personagens históricas relacionadas com o monumento (quem me recebeu hoje foi D. Fernando II) e na descoberta do espaço através de uma espécie de RPG.
Como refere José Antunes, do Expresso, citando José Rocha aka Rocky Musashi, "o objectivo foi oferecer um produto educativo e divertido. Queremos que, para além do jogo interactivo em tempo real, com um ambiente 3D fora do comum, as pessoas possam, ao longo do percurso, aprender algo sobre a História de Portugal e algumas das personalidades que marcaram o destino da nação."
Este olímpico projecto foi desenvolvido pela ARCI - Associação Recreativa para a Computação Gráfica, para as Associações ADVITA - Associação para o Desenvolvimento de Novas Iniciativas para a Vida, AFID - Associação Nacional de Famílias para a Integração da Pessoa Deficiente e para a Associação de Lares Familiares para Crianças e Jovens Novo Futuro (através da angariação de fundos).
O BES foi um dos 'mecenas' deste mega empreendimento, reforçando o seu papel filantrópico no mundo virtual (uma vocação bem mais interessante do que a da abertura de dependências bancárias em Second Life).

Pedra a pedra, a equipa de Rocky passou meses a reconstituir o Palácio e construir a história sobre a História! Um projecto notável inteiramente nacional!
Imagino que o nome das 25 (vinte e cinco!) 'ilhas' tenha sido escolhido no início, mas de utópico o projecto hoje já não tem nada. Está lá, em Second Life, à espera da vossa visita...

1 comentário:

blah disse...

Uma obra de arte que tive o prazer de acompanhar a construção. :D