19.12.08

Números que ajudam a entender as 'redes sociais'

As estatísticas publicadas pela Facebook, às quais cheguei via 233.grados, ajudam a perceber melhor o crescimento brutal desta rede social, e a sua tipologia face a outras propostas concorrentes.

Alguns dados:

- 140 milhões de utilizadores activos (cerca de 200 milhões em MySpace)
- para o crescimento contribuíram maioritariamente os utilizadores com 25 ou mais anos
- em média, cada utilizador tem cerca de 100 'amigos'
- mais de 700 milhões de fotos, 4 milhões de vídeos, 15 milhões de links e notas, 2 milhões de eventos, são partilhados em cada mês
- mais de 70% dos utilizadores não residem nos EUA
- mais de 52.000 aplicações para FB (140 novas aplicações por dia)

As redes crescem, organicamente, e o Facebook de hoje é uma 'coisa' enorme, diferente da que conhecemos há uns meses. Com taxas de crescimento desta ordem, e com essa organicidade associada, é tarefa complicada tentar tipificar as redes sociais, 'massas' em permanente mutação transgénica.

No entanto, parece que, no panorama das redes sociais mais utilizadas, Facebook terá encontrado um espaço (espaço esse que ajudou a formatar), entre as redes mais vocacionadas para a divulgação de projectos artísticos, as redes destinadas a faixas etárias mais baixas, e as redes sociais mais sérias relacionadas apenas com actividades profissionais.

O que parece mais certo que os 'jovens' que tomam conta do Facebook perceberam bem é que cada utilizador de Hi5, Orkut ou Tuenti de hoje é um potencial utilizador de Facebook amanhã!

Sem comentários: