6.12.08

Militares americanos avançam em Second Life!

Não, não se trata de nenhuma resposta à alegada presença virtual de extremistas islâmicos no metaverse!

Agora é a vez da U.S. Army, oficialmente, anunciar a abertura de uma 'base virtual', a somar às inúmeras 'reais' que tem espalhadas pelo Mundo!

Para quem reclamava a necessidade de fechar, ou controlar, ou, pelo menos, vigiar actividades políticas suspeitas em Second Life, a medida pode parecer contraditória!

Vem a explicação à Wired, dada pelo Gen. William S. Wallace, Comandante da U.S. Army Training and Doctrine Command (TRADOC):

"Nos próximos 30 a 45 dia, se forem um dos 'avatar dudes' de Second Life que gostam de povoar as 'ilhas', poderão encontrar a 'ilha' Army em SL."

Segundo a mesma fonte, o esforço militar americano em Second Life consistirá em duas 'ilhas', uma delas um 'welcome center' com informações e um quiosque destinados ao recrutamento, e a outra, segundo Wallace, "para fazer experiências virtuais como saltar de aviões, fazer 'rapel' numa torre usando uma arma, para ver se conseguimos algum tipo de benefícios no recrutamento através desta rede social."

Segundo o jornalista da Wired, Nick Turse, o Gen. Wallace terá confessado depois da apresentação oficial que "se conseguires realizar com sucesso as actividades propostas pelos militares de serviço, obterás pontos, e esses pontos podem ser usados para comprar t-shirts virtuais e bonés de baseball."

Wallace terá também confessado ser realista quanto às tecnologias das redes sociais. Admite que a sua imporatância foi provavelmente sobre-avaliada, mas também não pretende afastar-se.
"Há cerca de 4 milhões de jovens que contactam regularmente com Second Life. (Esse) é o grupo etário de jovens que estamos a tentar encorajar para se unirem a nós, militares", rematou Wallace.

Não sei porquê, mas há aqui alguma coisa que não bate certo, dudes... ;)

Primeiro:
Quem, duma forma conservadora, ignorante e primária tem tentado, ao longo dos últimos dois anos, publicitar Second Life (e até a própria Net) como um ninho de terroristas e gente estranha com comportamentos aberrantes, não deveria arriscar fazer recrutamento por essas bandas right?

Segundo:
O 'target' do Gen. Wallace parece ser esses 'milhões' de jovens que pululam virtualmente em SL, mas... (rezam as estatísticas) parece que a idade média da população em Second Life já começa a sentir dores nas costas, joelhos cansados, visão diminuída... É que os tais 'dudes' a quem o Gen. se refere é pessoal entre os 30 e os 40!

Terceiro:
As tentativas de 'update' discursivo dos americanos é algo que soa sempre um bocado mal! Desta vez, a tentativa de aproximação aos jovens via Second Life é despropositada (como vimos) e, como se não bastasse, com uma linguagem desajustada e fora da realidade: essa dos 'avatar dudes' e dos bonés de baseball até podia pegar, mas era há uns 10 ou 20 anos atrás...

Porque será que quando os americanos avançam se enganam tantas vezes no caminho?

Sem comentários: