'Home'...less!
A Sony lançou, por fim, a versão beta de 'Home', o tão propalado 'ambiente' online para consolas PlayStation 3 que pretende rivalizar com Second Life.
Antes de ter oportunidade de experimentar o 'novo' produto da Sony para PS3, fica apenas um simples raciocínio que me faz prevêr enormes dificuldades em comparar 'Home' com 'Second Life' (tanto o produto, quanto o mercado-alvo, os objectivos, etc...):
> a utilização de um produto com objectivos semelhantes em PC's e TV's (consolas) é um engano, como o provaram as apostas (falhadas) na i-TV: o PC é 'coisa' pessoal, a TV é 'coisa' social
> os 'mundos virtuais' do tipo Second Life são predominantemente utilizados por indivíduos que, no momento da utilização, estão sózinhos, isto é, que não partilham a máquina (PC) com outras pessoas (familiares, amigos, ...)
> a vivência, mais ou menos 'imersiva', em 'mundos virtuais' do tipo Second Life pressupõe uma atitude 'de trabalho' muito aproximada fisicamente do monitor, que exige concentração e não compatível com ambientes dispersores
> os 'jogos' para consolas são, potencialmente, pensados para 'a família', uma vez que se ligam ao dispositivo mais 'social' de uma habitação: a TV
> os 'jogos' para consolas pressupõem uma atitude relaxada, distanciada do monitor, e que convive com o que se passa à volta do 'jogador' numa sala de estar, de jantar ou num quarto
> Home é 'coisa pública' (apesar do nome), Second Life é 'coisa privada'...
Veremos o que 'Home' nos reserva, prevendo novidades qualitativas nos gráficos e dificuldades na velocidade de ligação.