3.12.08

Bottup: Jornalismo Online 'de baixo para cima'

Depois de ver a curiosa entrevista em 233grados.com sobre Bottup, 'corri' igualmente curioso a ver o site espanhol que promete: 'Tu noticia es la noticia'!

Tal como referia Pau Llop a 233.grados, "Bottup é um jornal digital baseado numa rede social de jornalistas cidadãos. Qualquer pessoa pode obter a sua 'Carteira de jornalista' (perfil) nesta rede, contactar com os outros utilizadores e publicar notícias. Para além disso, existe um utilizador que é a Redacção, formada por jornalistas profissionais, cuja função é a de verificar, comparar e ampliar (quando necessário) a informação cidadã, e ajudar o utilizador na elaboração da sua notícia."

O projecto Bottup (bottom/up?) é um exemplo a analisar em detalhe: em vez de um jornal que se 'abre' ao cidadão, parece antes haver uma rede de cidadãos que se transforma em jornal...

O conceito, afinal, é levar à letra todas as máximas que pululam no ciberespaço sobre a democracia participativa e o jornalismo de proximidade, e que se perdem amiúde em 'cartas de intenção' de jornais, revistas, tv's ou rádios.

Como referi à tempos num encontro sobre jornalismo: o que muitas vezes falta aos jornais (jornalistas?) é entender a rede e as suas particularidades. Os modelos de negócio vêm a seguir...

Sem comentários: