22.12.08

A Filosofia do Triângulo

O 'Proyecto i' é a mais recente iniciativa da Diximedia. A sua explicação chegou-me por mail, mas, pela pertinência e interesse da mensagem, não resisti a publicar aqui uma parte da informação.
Na minha modesta resume, com uma simplicidade atroz, o futuro do jornalismo...

"Proyecto i - A filosofia do triângulo

Mario Tascón, editor do 'Proyecto i', vem do mundo da infografia, daí a sua crença em visualizar os projectos sob a forma de figuras geométricas. Já o tinha feito antes. ELPAÍS.com foi durante meses um cubo, onde cada uma das faces era uma capa. Enchemos a Redacção de dados, grandes, pequenos; de esponja, de plástico; amarelos, com desenhos…



Alguns anos depois, o hexaedro converteu-se num triângulo. A experiência permite simplificar.
O nosso triângulo ajudou-nos a conceptualizar o site que queríamos fazer. No seu conjunto não se parecia com nada, mas as suas partes eram meios digitais, alguns convencionais, outros em absoluto.

Decidimos colocar o 'Proyecto i' no centro desse polígono porque queríamos que fosse a soma dos três vértices. Tinha que ser um meio onde houvesse bons jornalistas que contassem boas histórias, onde os utilizadores fossem mais longe na participação convencional e onde as máquinas, obviamente instruídas por especialistas, fossem capazes de seleccionar e hierarquizar conteúdos dispersos pela Rede. Mais do que um meio, um hipermeio.

Como vêm na representação gráfica, cada um dos vértices faz referência aos autores da informação. Em cima, os conteúdos elaborados pelos jornalistas. Nos ângulos opostos, a produção que trazem os utilizadores e a que é gerada pelas máquinas. Se queremos dar nomes aos protagonistas de cada vértice, estariamos a falar de ELPAÍS.com, elmundo.es ou de 20minutos.es no vértice dos profissionais; de Menéame ou de Digg no dos utilizadores e de Google News ou Topix na dos robots.

Uma vez que tínhamos o conceito claro,..."


Podem ler o resto artigo em 233grados.com, porque vale a pena acompanhar o trabalho de excelência de Mario Tascón & Cia!

Sem comentários: