14.11.08

Traições virtuais, divórcios reais!... ou como a carne virtual é fraca...

Desde Londres a AFP noticiou hoje que Second Life seu origem ao fim de um primeiro casamento 'real'!

"Uma mulher divorciou-se do marido depois de descobrir que este tinha um 'affair' virtual em Second Life
(...)
Amy Taylor, de 28 anos, conheceu o seu marido David Pollard em Second Life em Maio de 2003, e seis meses depois mudou-se para sua casa em Cornwall.

O casal deu o nó em Julho de 2005, enquanto os seus avatares em Second Life Dave Barmy e Laura Skye - versões mais jovens e atléticas das suas identidades reais - também celebraram o evento com os seus amigos virtuais.

Após um dos raros afastamentos do computador, Amy Taylor voltou e encontrou o marido, de 40 anos, numa cena íntima, embora virtual, com uma prostituta em Second Life, o que para ela significou uma traição definitiva.

'Fiquei tão magoada', fez saber ao The Times, acrescentando que era 'um casamento muito sério'. 'Eu nem podia acreditar que ele o tinha feito. Isto é traição, pelo que sei, mas ele não viu isso como um problema e não percebeu porque estava eu tão aborrecida.'
(...)
Segundo o Daily Telegraph, Amy Taylor afirma que Pollard está agora envolvido com a mulher com quem o apanhou em flagrante delito, apesar de nunca a ter visto na realidade.

Entretanto, Amy encontrou um novo amor, desta vez no RPG online World of Warcraft."

A relação entre a 'vida virtual' e a 'real', e as consequências que resultam da 'vida' em mundos virtuais no quotidiano dos cidadãos reais, são temas que, recentemente, têm sido amplamente estudados.

O mediático caso de Amy Taylor terá reproduzido as milhares de desavenças originadas pelas alegadas 'traições' no ciberespaço: em salas públicas de chat, no messenger, em redes sociais, em sites com conteúdos para adultos, mud's, etc...

As características visuais dos mundos virtuais acentuam a dita 'traição', ao permitir a simulação de uma proximidade física não existente nos casos atrás referidos.

Amores e desamores virtuais resultam em paixões e divórcios reais, quando o 'virtual' e o 'real' se aproximam cada vez mais (perigosamente?).

Parece-me até lógico: a carne é fraca (mesmo a 'virtual'), e, neste caso, o mais significativo é que Second Life perdeu uma 'residente' para WoW!

Sem comentários: