24.11.08

50% de "Bots & Campers"?

Contrariando os números avançados pela Linden Lab através de Zee Linden, Anya Ristow apresentou o seu projecto 'Green Dots' em que investigou o número de 'bots' (robots) e 'campers' (avatares 'acampados' para ganhar uns trocos) presentes num vasto conjunto de 'ilhas'.

Se a Linden Lab apontava para 13%-15% de 'bots & campers', Anya chega a um valor de 50%!
Assim resume Anya a sua investigação:

"Durante dois dias investiguei várias ilhas em busca de 'bots' e de 'campers'. Escolhi-as aleatoriamente, através da sua localização no mapa. No segundo dia de pesquisa a recolha de dados foi feita em horas diferentes das do primeiro dia, pelo que é possível dizer que cobri 24 horas de utilização, das que têm mais e menos afluência.
(...)
Os resultados foram os seguintes:
524 'ilhas'
953 avatars, 481 dos quais 'bots' ou 'campers'
50% de 'bots' e 'campers', no total
Nas 'ilhas' com 5 avatares ou menos havia uma média de 13% de 'bots' e 'campers'.
Nas 'ilhas' com mais de 5 avatares, em média havia 70% de 'bots' e 'campers'.
No total, a média situou-se em 50%"

Mesmo sem conhecer com o maior rigor a investigação de Anya, a questão que a sua investigação coloca é interessante:

- dos 70.000 utilizadores online (máximo aproximado atingido nos últimos tempos), será que 35.000 são robots e 'pessoal acampado'? É que, se assim for (e como constata Anya no seu blog), probabilisticamente as possibilidades de comunicação e interacção com outros avatares reduzem-se drasticamente... Ou, pelo menos, perdem algum interesse!

via Second Life Herald

1 comentário:

Leonel Morgado disse...

É uma análise interessante.
Mas resta saber como é que ela concluiu que eram bots (porque podiam simplesmente ser pessoas que não respondiam... ou será que andou a empurrar toda a gente)...

Fica o dado estatístico. Mas como qualquer sondagem, resta saber: é representativa? É um "outlier"?

Da minha parte, iniciei há duas semanas um projecto chamado SL MegaTransect: estou a fazer uma grande travessia do SL. Para já, encontrei pontinhos verdes ocasionalmente, mas ainda sem tempo para falar com eles... e não estavam sempre on-line, pelo que a probabilidade é que não sejam bots.

Quanto a campers, para já nada, mas bem sei que há locais cheios deles. E então? Um "camper" não é um utilizador? Claro que não será dos mais activos, mas pelo menos acha que vale a pena gastar tempo a arranjar gratuitamente umas décimas de centavo em vez de comprar logo uns milhares de dólares Linden por 5 euros...