4.11.08

Mundo Virtual, Irritação Real

A CNN, através dos seus SL iReporters, investigou o fenómeno da ira ou da irritação em Second Life. Numa conversa com Brenda, psicóloga e fundadora do grupo 'Real and Second Life Confusion', um dos repórteres explica o fenómeno da manifestação da ira e da irritação em Second Life nas palavras da investigadora:

"A ira, como todos sabemos, é frequentemente justificada pela frustração, mas o que as pessoas por vezes ignoram é que também pode ter como razão aspectos físicos e emocionais das pessoas.
Como sabem existe uma série de razões para nos sentirmos frustrados em Second Life. Estamos a participar e por vezes não percebemos que os outros estão ali apenas para se divertirem à sua maneira, e, nesse caso, vemos 'pessoas' (mais do que na RL) que gozam connosco, que tentam afastar-nos, sem consideração pelo que somos e como reagimos (...) A ira surge nas relações ou ligações mais profundas com os outros que não os amigos 'superficiais' (...) Existem duas categorias que podem indiciar sentimentos de ira: (1) traição da confiança por parte de um amigo ou amante e (2) a descoberta de que um avatar está a ser pouco honesto nos seus comportamentos e experiências. A primeira é fácil de entender: a traição por alguém que nos é próximo pode ser desvastadora. A segunda não é bem clara porque pode ser a pessoa que não está a ser 'honesta' que manifesta a ira e a irritação, não necessariamente a pessoa que se sente enganada."
Citando Janey Bracken, que já elaborara uma reportagem sobre a ira em Second Life, "O problema em SL é que se pode criar uma personagem fantástica, que pode impressionar toda a gente com toda a sua sabedoria e parecendo muito inteligente, mas sem qualquer substância 'por trás'. (...) Os problemas podem ser exacerbados pelos métodos de comunicação em Second Life. Estamos habituados a utilizar comunicação não-verbal nas nossas interacções, mas em Second Life isso não é totalmente possível. Com a introdução da voz, esse problema é menor, mas continuamos a não ter acesso a coisas como a linguagem corporal que nos ajudam a descodificar as mensagens. Os seres humanos são muito complexos, e ao entrar em Second Life participamos num mundo sem a regras e situações que nos habituámos a entender e a aceitar na nossa vida real. Os mal-entendidos surgem à medida que encontramos o nosso caminho na nossa nova casa, e por isso é sempre bom não esquecer que por detrás de cada avatar está outra pessoa que também está a tentar encontrar o seu caminho num ambiente virtual."

Sem comentários: