29.1.08

Social Virtual Worlds


Depois de uma visita à Metanomics, aqui fica uma possível definição de Social Virtual Worlds:

"Um Social Virtual World possui funcionalidades de imersão e de sociabilidade típicas de um jogo, mas não se rege pela construção de narrativas. O seu principal objectivo é a sensação de presença com os outros no mesmo local e no mesmo instante (Nick Wilson, Metaversed.com)."

Uma lista de Social Virtual Worlds, ainda segundo a Metanomics:

AlphaWorld, Entropia Universe, Faketown, HiPiHi, Kaneva, Ogoglio City, Playstation Home, Protosphere, Red Light Center, Second Life, There.com, Virtual Worlds, vSide

Para Adolescentes e Pré-Adolescentes:

Cyworld, Dance Battle Audition, Dubit, Gaia Online, Habbo Hotel, Idea Seeker Universe, IMVU, Millsbery, Mokitown, MTV Virtual Worlds, Playdo, Runescape, Stardolls, Teen Second Life, The Lounge, Why Robbie Rocks, Zwinky

Para Crianças:

Barbie Girls, Be-Bratz, Club Penguin, gopets, Moshi Monstors, neopets, Nicktropolis, Pixie Hollow, Planet Cazmo, Toontown, Tronji, Ty Girlz, Virtual Magic Kingdom, Webkinz, Whyville, Zwinktopia

Ainda que algo discutíveis os critérios de inclusão de alguns produtos nesta lista de Social Virtual Worlds (uma vez que, muitos deles e sobretudo os dirigidos a públicos mais jovens, possuem muitas das características de um jogo no que às narrativas diz respeito), a listagem da Metanomics parece ser de grande utilidade para quem quer saber um pouco mais sobre 'mundos virtuais' e (porque não?) sobre Second Life...

Metanomics esteve ontem presente no espaço do New Media Consortium em Second Life. Aliás, NMC é um dos mais recentes parceiros de Metanomics. E de que 'trata' Metanomics?

"Metanomics refere-se ao estudo de aspectos políticos e económicos do 'metaverse' em mundos virtuais. Metanomics pode centrar-se em temas emergentes nos mundos virtuais, por exemplo de como os 'developers' gerem a economia de um jogo (como World of Warcraft), ou de como os residentes de mundos virtuais gerem e regulam os seus negócios. Metanomics também inclui o estudo de como os negócios 'reais' podem utilizar os mundos virtuais como parte da sua estratégia, e de como as leis do 'mundo real' podem ser aplicadas às actividades dos mundos virtuais. Finalmente, Metanomics inclui a utilização dos mundos virtuais como laboratórios para estudar temas económicos e políticos do 'mundo real'."

1 comentário:

Anónimo disse...

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