7.1.08

'Will Wright strikes again'

Will Wright ataca de novo, desta vez com SPORE!

O criador de SimCity e The Sims, liberta a sua delirante imaginação no universo dos videojogos, desta vez com SPORE, e com a chancela da Maxis e da Eletronic Arts que continuam a apostar em Wright.
A proposta parece ser a de um MMORPG, o que, depois do flop de The Sims Online (e se vingar), seria uma pequena vitória para Wright.
SPORE "é uma viagem épica desde a origem e evolução da vida, pelo desenvolvimento da civilização e tecnologia e, por fim, até aos confins do espaço" pode ler-se no site do videojogo.
A abordagem Darwiniana do novo 'universo' de Wright, começa com a 'Fase Charco', onde o objectivo é "lutar contra outras criaturas e consome-as para ajustar a forma e capacidades da tua criatura. É sobrevivência do mais forte ao nível microscópico."
Prossegue com a 'Fase Criatura': "aventura-te em terra e ajuda a tua criatura a aprender e evoluir com incursões fora do ninho. A única maneira de crescer é correndo riscos!".
A 'Fase Tribal' é a que se segue: "Em vez de controlares uma criatura individual, agora tratas de uma tribo inteira. Dá-lhes ferramentas e orienta as suas interacções ao melhorares a sua existência."
Novo nível, a 'Fase Civilização': "Quando estabeleceres a tua cidade, as tuas criaturas começam a procurar e interagir com outras culturas. Aborda-as com um ramo de oliveira ou um grito de guerra. O objectivo das tuas criaturas é conquistar o planeta."
Finalmente, a 'Fase Espaço': "Chegou a altura de avançar para outros mundos do teu sistema solar. Estabelece contacto, coloniza ou terraforma e depois aventura-te ainda mais longe para descobrires outros sistemas solares. Uma estrutura de 'missão' dá-te novos objectivos na tua demanda pelo domínio da galáxia."
Will Wright assume em definitivo a sua veia 'tamagoshiana', desta vez adaptada a um imaginário evolucionista, e que tem despertado alguma expectativa como possível ferramenta pedagógica. Vejam a apresentação que fez há tempos de SPORE, com lançamento previsto (previsto) para 31 de Março de 2008:


Sem comentários: