24.1.08

Campus da Justiça em Second Life

Não, desta vez não é o Ministério da Justiça de Portugal a 'avançar' em Second Life! Ufff!

Em Espanha, o Governo Regional de Madrid resolveu 'entrar' no metaverse para dar a conhecer o projecto do futuro Campus da Justiça na cidade madrilena, onde 'brilharão' projectos cilíndricos de arquitectos como Norman Foster e Richard Rogers.

Segundo Alfredo Prada, Conselheiro de Justiça e Administração Pública, "esta plataforma digital permitirá também assistir, desde qualquer ponto do mundo, a palestras, apresentações, aulas à distância e conferências de imprensa que se celebrem no Campus.
Desta forma, os utilizadores poderão trocar informação com outros da plataforma sobre temas como a Administração da Justiça, a Arquitectura, o Design ou os Serviços Públicos."

No site respectivo, é explicado o projecto em detalhe, quer na sua versão construída em SL, quer para visualização em Google Earth.

O 'Campus de la Justicia', segundo o governo regional, é o complexo judicial maior do mundo e deve começar a funcionar em 2011 numa área de 200.000 metros quadrados em Valdebebas, perto de Barajas. No total, albergará 14 edifícios, todos circulares, e acolherá todos os orgãos judiciais que se encontram hoje dispersos por Madrid, excepto o Tribunal Constitucional, o Supremo e a Audiência Nacional.

Esta iniciativa do Governo de Madrid no mundo virtual, antecipa a concretização de um projecto megalómano, e que passa a estar disponível para ser visitado pela comunidade com cerca de 4 anos (estimados) de antecipação!

Assim a participação cidadã se concretize, e quem manda por Madrid tenha tempo e paciência para ouvir o que os avatares dos madrilenos possam dizer depois de visitar as (para já) 4 ilhas dedicadas ao campus...



Sem comentários: