3.1.08

NASA prepara-se para Marte em SL

foto: Wired por cortesia da NASA

A Wired noticiou o envolvimento progressivo da NASA nos mundos virtuais como fazendo parte de uma estratégia de preparação das suas missões futuras, nomeadamente a Marte.

"Quando a NASA mandar as suas equipas de astronautas para missões de 800 dias em Marte, um dos grandes testes de sobrevivência para os exploradores será a inevitável alienação que experimentarão por estarem tão longe da Terra e no meio do gélido Planeta Vermelho.(...)
A Terra, a 400 milhões de quilómetros de distância, será apenas um pequeno diamante azul que brilhará no céu. Os autronautas nunca se terão então sentido tão sózinhos. (...)
Mas a NASA pensa ter uma resposta para este desafio psicológico de isolamento interplanetário. Enquanto os engenheiros espaciais preparam todo o material para as missões a Marte, outro contingente da NASA vai testando tecnologias de redes e de realidade virtual que pensam que ligarão a primeira vaga de pioneiros a Marte às suas famílias, amigos e companheiros na Terra, num mundo virtual 3D do tipo Second Life ou World of Warcraft.
"Queremos ajudar a 'ligar à Terra' os nossos exploradores, permitindo que se sentem em volta da mesa com a família, que ajudem os filhos nos trabalhos de casa..." afirmou Jeanne Holm, do NASA's Jet Propulsion Laboratory.
A inicitiva é a mais recente investida da agência espacial americana nos mundos virtuais. Em Maio, a NASA 'inaugurou' a sua própria ilha em Second Life para permitir a colaboração em projectos tecnológicos online, e prepara-se para criar modelos 3D simulando os desertos vermelhos de Marte, de forma a que os astronautas os possam vivenciar antes de viajarem.
"Os mundos virtuais desempenharão um papel chave nas futuras viagens à Lua e na exploração de Marte," afirmou Jessy Cowan-Sharp, um dos co-autores da 'ilha' da NASA, CoLab, em Second Life.
Daniel Laughlin, gestor de projectos no NASA's Goddard Space Flight Center, está optimista. Neste momento estuda os 'ambientes sintéticos imersivos' para serem utilizados em projectos espaciais. (...)
Enquanto as mensagens por e-mail parecem ser uma solução de ligação óbvia, e a mais fácil tecnologicamente, não parece ser suficientemente boa, segundo Laughlin. Forçar os astronautas de Marte a comunicar com as suas famílias através de e-mails pode até ser um factor acrescido que aumente a sensação de isolamento. Em oposição, a imediatez e a intimidade que os mundos sintéticos permitem, farão com que os astronautas se sintam verdadeiramente em casa.
"Se nos encontrarmos em Second Life ou em World of Warcraft para dialogar, teremos ambos a sensação de estarmos no mesmo espaço físico", salienta Laughlin muses. "A experiência transporta-nos para as nossas memórias como se estivéssemos no mesmo local."

As simulações agora prometidas pela NASA, em particular na preparação das missões a Marte, parecem vir a confirmar a capacidade dos mundos virtuais na criação de espaços imersivos tangíveis, que, psicologicamente, nos aproximam 'fisicamente' uns dos outros.
A sensação de presença (ou a fluidez na percepção da mediação tecnológica) será garantida, nestes ambientes sintéticos, e estimulada pela possibilidade de utilização de múltiplos e enriquecidos sistemas de comunicação em tempo real.

Sem comentários: