18.2.09

De novo Twitter e Blogs...

Na leitura do último post de J.L.Orihuela no seu blog com o título 'Twitter como voz alternativa para los bloggers', reparei na ligação ao blog de Jesus Encinar e ao seu post 'El microblogging cambia el ecosistema de todos los blogs'.

A defesa de uma alternativa via Twitter referida por Orihuela a propósito do caso de roubo de identidade de Van Der Henst, e a possibilidade do 'passaroco' vir a constituir uma plataforma de eleição na gestão da comunicação de crise, parece pouco consistente e convincente, sobretudo por não salvaguardar as particularidades de cada um dos meios (blogs e microblogs).

Encinar equaciona a 'alteração do ecosistema blogueiro' de uma forma mais clara:

"A limitação de 140 caracteres é uma grande vantagem

Se alguém me tivesse apresentado um projecto de microblogging, a limitação dos textos ter-me-ia parecido pouco razoável 'Porquê limitar os textos? Se alguém quer escrever mais de 140 caracteres deixem-no. Internet é o mundo da liberdade e não faz sentido criar barreiras e limitações desnecessárias'.

Não teria estado mais equivocado. A limitação forçada de caracteres tem grandes vantagens que não são aparentes à primeira vista:

- Não interessa escrever algo curto. Num blog, parece escrever apenas uma frase. Escreves menos posts mas mais longos. Microblogging é mais fácil e imediato, ideal para ser o primeiro a dar uma notícia

- Não tens que dar explicações nem justificações nem considerações prévias, toda a gente entende que não há espaço

- Força-te a falar sem verborreia, a eliminar palavras desnecessárias e a ir ao detalhe

- Percebes a ideia do que alguém diz e rapidamente

- Quando lês microposts dos outros, sabes que todos vão ser do mesmo tamanho, é até fácil lê-los num telemóvel

- Não há necessidade de títulos, tags, posts relacionados, pingbacks nem nada similar

- É a forma ideal de assinalar um vídeo de que gostaste ou de chmar a atenção sobre uma notícia que leste. Não necessitas de um post no teu blog só para assinalar um vídeo do youtube

- É uma alternativa aos RSS para informar dos posts que vais escrevendo, mais rápido que qualquer leitor de RSS

A qualidade de todos os blogs melhora ao eliminar os mini-posts dos blogs

O outro aspecto interessante é como o microblogging de maneira indirecta melhora a qualidade dos blogs. (...) Muita gente escreve menos nos blogs, mas coisas mais interessantes. Em troca, podes seguir as suas ligações a coisas interessantes no seu twitter, se te interessa. O conteúdo dos blogs melhora assim de maneira indirecta, e vão sobrando apenas posts mais repousados e interessantes."

A exposição de Encinar é brilhante, porque explica, com clareza, não só as diferenças entre os meios e as narrativas a eles associadas, como também as sinergias que se criam entre ambos.

Fica mais claro, lendo Encinar, que os microblogs têm ritmos próprios e objectivos diferentes dos blogs, e que há seguramente espaço e razão para a co-existência.

Ainda não é desta que os blogs morrem...

Sem comentários: