2.2.09

As raízes 'vitruvianas' do Proyecto-i

Em vésperas de baptizado (Proyecto-i ainda é nome de código), o projecto jornalístico da equipa de Mario Táscon ganha forma... e função!

A tão divulgada triangulação entre robots, cidadãos e jornalistas que promete pôr a funcionar um renovado modelo jornalístico na Web, encontra curiosas semelhanças com as palavras de Vitruvius.

O arquitecto da Roma antiga que escreveu para Júlio César 'De Architectura' (aquele que viria a ser 'Ten Books on Architecture'), definia como essência de toda a obra arquitectónica o justo equilíbrio entre o firmitas, o utilitas e o venustas. Por outras palavras, o tal triângulo equilátero do Proyecto-i em cujos vértices se encontram robots (firmitas, a estabilidade, a robustez), cidadãos (utilitas, a função) e jornalistas (venustas, a forma).


O modelo vitruviano, aplicado à Arquitectura, deu origem às mais variadas apropriações, muitas vezes valorizando um dos eixos, e deformando o triângulo, que deixa assim de ter todos os lados iguais. Daí resultaram movimentos vários, valorizando ora a forma ora a função...

Com a equipa de Táscon, o triângulo promete manter-se equilátero. No entanto, firmitas, utilitas e venustas, facilmente 'deslizam' para o 'protagonismo', o que, a acontecer, desiquilibraria a paridade entre essas valências.

Tal como os escritos de Vitruvio, Proyecto-i é manifesto! Sobre ele cada um tomará partido...

Sem comentários: