23.10.08

Trabalhar em ambientes imersivos

Tal como é noticiado no blog Mundo Linden, a Rivers Run Red, em parceria com a Linden Lab, desenvolveu o projecto 'Immersive Workspaces', uma aplicação baseada no metaverse da LL e destinada a conferências ou reuniões de negócios, não permitindo a 'entrada' de avatares 'indesejados'.

A crescente credibilização de Second Life e do metaverse no mundo empresarial é também constatada e confirmada por Enrique Dans, que há tempos tinha advertido para a futura importância deste tipo de plataformas no mundo empresarial.

Agora Dans também dá conta do projecto 'Immersive Workspaces' no seu blog, num post com o título 'Second Life gets serious', onde escreve:

"Em empresas com percentagens substantivas de tele-trabalho total ou parcial ou para eventos de todo o tipo (o famoso limite de trinta utilizadores por evento já está superado), a ferramenta parece bastante útil, e mais do que ser um 'joguinho com avatares', proporciona um contexto para reuniões que pode chegar a ser muito eficiente.(...) Um interface como o criado pela Linden Labs vai muito mais longe do que o que vimos quando aconteceu o histerismo mediático (2007). Veremos como evolui e que acolhimento terá este tipo de soluções, mas tenho claro que haverá bastantes mais."

Pelos vistos, o reconhecimento da afirmação de Second Life no universo dos 'serious games' ou, mais correctamente, dos 'serious virtual worlds' parece começar a acontecer.
Provavelmente em prejuízo das valências de sociabilização derivadas da Web 2.0, que o afastam dos também chamados 'social virtual worlds'.

A associação da Linden Lab com a Rivers Run Red produziu já um clip de apresentação de 'Immersive Workspaces':


Sem comentários: