21.10.08

'Renascimento Virtual' começou em Florença

Começa hoje o 'Festival Della Creativitá' em Florença, este ano dedicado ao tema 'Visões, Viagens e Descobertas', com especial atenção aos mundos virtuais. "...uma excelente oportunidade para viajar em dimensões alternativas que, hoje em dia, estão nas impressões digitais de todos."

Comissariado por Mario Gerosa (Frank Koolhaas em SL), o Festival dedica uma secção inteiramente a Second Life, com a exposição 'Renascimento Virtual' que abriu quatro dias antes do evento e que se prolonga durante mais 2 meses, até 07 de Janeiro de 2009.

A exposição, organizada pela Fondazione Sistema Toscana, é um projecto de Gerosa, jornalista e autor de vários livros sobre mundos virtuais e fundador da Synthtravels, a primeira agência de viagens que organiza viagens em mundos virtuais.

"A exposição 'Renascimento Virtual' pretende criar um contraste cultural entre a etnografia, antropologia e artefactos criativos dos primórdios, e o movimento artístico contemporâneo em 'social media' e mundos virtuais. O objectivo é trazer essas experiências virtuais/digitais para o 'mundo real', identificando os exemplos mais significativos de expressão artística em Second Life" (entre os quais os de Gazira Babeli, de que me confesso fã). "Florença é a localização ideal para este 'novo Renascimento', dado o seu papel no primeiro Renascimento como palco de algumas das mais importantes revoluções da história da arte."

Mais informações no blog de Mario Gerosa, no portal oficial da Toscana, no site do Festival, e no blog de Wagner James.


Sem comentários: