4.10.08

Hugo Almeida aka Halden Beaumont


Decorreu hoje a Masterclass de Hugo Almeida aka Halden Beaumont no U.Frame - Festival Internacional de Vídeo Universitário.

Sob o título de "Machinima - O agigantar de uma arte bastarda", Hugo Almeida resumiu a sua experiência em Second Life como realizador e produtor machinima.

Segundo Hugo, 'a dimensão social do metaverse da Linden Lab determina os projectos em machinima, uma vez que a diversidade das realizações é produto dos conteúdos gerados pelos milhares de residentes activos'. Uma característica impossível de atingir noutras plataformas lúdicas e sociais, como os videojogos.

A interessada plateia entusiasmou-se com as explicações de Hugo Almeida, e tentou perceber qual a relação possível entre as produções machinima em SL e os cânones cinematográficos mais clássicos.

Ficou evidente uma história ainda por escrever, mas que aponta para a necessidade de um trabalho multidisciplinar nos projectos machinima: a tecnologia não explica tudo! Argumentos, direcção de actores, actores,... precisam-se!

Depois da nomeação de 'O Labirinto' na categoria de Melhor Curta Metragem Digital no Festróia 2008, Hugo Almeida contribui também para que o U.Frame entreabrisse a porta para a produção de machinima em Second Life na comunidade académica.

Sem comentários: