9.10.08

"A batalha eleitoral [americana] será ganha, ou perdida, online"


O The Independent publicou ontem um excelente artigo sobre a importância do 'online' no resultado das eleições americanas.

Enquanto Obama é visto como um ícone dos recém-apelidados 'Facebook politics' (tendo mesmo contratado como consultor Chris Hughes, um dos fundadores de Facebook), já McCain tem já a etiqueta de 'Google-less' pelo seu (assumido) distanciamento face à rede.

Obama tem 2.011.014 'amigos' em Facebook, McCain fica-se pelos 558.737...
Em MySpace, Obama tem 668.429 apoiantes, McCain 156.088...
No seu canal em YouTube, Obama tem 95.586 subscritores, e McCain 23.427...

Em Second Life, desde Janeiro de 2007, Keith Mandell iniciou o grupo 'Obama For President'.
"O objectivo dos eventos em Second Life é ir de encontro a pessoas que, de outra forma, nunca chegaríamos a contactar", afirma Mandell."E encorajá-las a envolver-se com a campanha de Obama, uma vez que esse envovimento é essencial para a vitória", remata.

Se, como refere o artigo do The Independent, a presença na Net não é demonstrativa da correcta distância entre os candidatos (o acesso à Net é muito variável de estado para estado), não deixa também de ser verdade que a imagem de modernidade (actualidade?) dos candidatos (sobretudo os americanos) se constrói também no online.

Para desgraça de McCain em 2008, Obama leva larga vantagem!
A 'cultura da rede' ainda não foi entendida pelos Republicanos!
A 'banda larga' é dos Democratas!

fonte: The Independent

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