31.1.09

WTF is this Second Life?

"What the fuck is this Second Life?"

Esta podia ser uma 'deixa' do recente filme português realizado por Miguel Gaudêncio e Alexandre Valente!
Falado em inglês, italiano e português, estreou anteontem.

Talvez por deformação profissional, quando vi a notícia deste projecto, ainda pensei que teria algo a ver com o mundo virtual da Linden Lab! Certamente que não...

O filme da dupla Gaudêncio/Valente tem nome em inglês de mundo virtual, diálogos na boca de poliglotas actores da moda, e uma enorme falta de qualidade! Comentá-lo chega a ser difícil, porque Second Life não tem ponta por onde se lhe pegue!

A receita resume-se ao débito de uma série de 'clichés' sobre a vida e de construção de narrativas modernaças a tentar imitar Lynch! Liliana Santos, Sandra Cóias e Cláudia Vieira, actrizes da moda, exibem o corpo um pouco mais que na TV, mas por aí se fica a 'ousadia'. Entrevistar Liliana e Sandra sobre a alegada relação homossexual neste filme, como se viu por aí, é mesmo um paradoxo: o tema é tratado no filme de uma forma tão básica, que chega a envergonhar os actores!

Por estas e por muitas outras razões, Second Life é um filme que vale a pena perder!

28.1.09

Viajar por Second Life via Twitter

Twitter é, sem dúvida, um dos fenómenos mais recentes de popularidade no ciberespaço.

Contrariamente a algumas opiniões que ditavam a sua pouca utilidade e anunciavam a sua morte para breve por falta de definição de um 'modelo de negócio' claro, o 'passaroco' chilreia cada vez com mais força.

Se a sua utilização em Second Life (via Twitterer) era já um hábito, desta vez foi com enorme satisfação que li os 'tweets' que remetem para os mais variados SLURL's (Second Life URL, ou a localização, na Web, de um dado espaço em Second Life com possibilidade de 'teleporte' imediato).

Seguir a 'lista' de SLURL's via Twitter é quase obrigatório para quem quer organizar viagens em Second Life, ou mesmo para quem procura viagens menos organizadas no metaverse.

É só seguir twitter.com/slurl!

24.1.09

Shazam é!

Já lhe aconteceu entrar numa loja e ouvir uma música que lhe é familiar, mas não se lembrar do seu autor, ou de quem a canta ou até do ano em que foi lançada? E ficar com o nome da cantora debaixo da língua todo o dia, até que a língua, desesperada, desista de pronunciar o dito nome?

Já deu por si a virar o pescoço quando pára ao lado de alguém num semáforo em cuja viatura ecoa um música que mexe com a sua líbido e que você nem sonhava que existia? E ver o sinal a passar a verde e ficar com a sensação de que nunca mais essa melodia lhe vai embalar os neurónios?

Ok! Tem um iPhone?

Se não tem, vá comprar um rapidamente (por mil e uma razões, embora eu ainda só vá na 677ª...).

Se tem um iPhone, os seus problemas de memória musical ou de curiosidade estão quase totalmente resolvidos!
É que a Shazam Entertainment Ltd. pensou em si e criou o Shazam para iPhone, uma aplicação gratuita (descarregável a partir da AppStore, como é hábito), e que coloca o 'ouvido' do seu iPhone em sentido quando estiver 'perto' de um trecho musical e abrir a aplicação. Depois, espere uns segundos até que Shazam compare aqueles acordes do hino americano com a guitarra de Hendrix, e verá aparecer no seu iPhone a identificação da música, dados biográficos sobre o seu autor/cantor, possibilidade de catalogação e partilha com os amigos, ou compra directa da música via iTunes!

Shazam é útil! Shazam é 'cool'! Shazam é 'fashion'! Shazam é!

23.1.09

Ouvir e ver Fernando Pessoa em Second Life

Na sequência das iniciativas de divulgação da obra de Fernando Pessoa em Second Life, foi realizado e produzido um video machinima que dá voz (e corpo) ao autor, na declamação de poemas da sua autoria.

O incontornável Halden Beaumont (aka Hugo Almeida) produziu e realizou esta peça, na minha opinião a melhor da sua já extensa lista de trabalhos em SL.

O argumento é da responsabilidade de Rui Diniz (aka Ruidiniz Desno) e a locução de Luís Gaspar (aka Luisgaspar Gazov).

Divirtam-se:


21.1.09

Rendimento familiar aumenta em 2009!!!

Depois da ressaca comemorativa de ontem (thanks, Presidente Obama, por um dia de sorrisos abertos), ao País permite-se que volte à realidade da depressão de 2009.

Por entre orçamentos rectificativo-complementares, parece que o rendimento familiar disponível em 2009 vai aumentar! Os especialistas dividem-se quanto às engenhosas formas de calcular o milagre, mas algo terá a ver com a actualização das tabelas de retenção de impostos ou com o crescimento das remunerações superior à taxa de inflação...

Na prática, no final do mês as famílias portuguesas terão mais dinheiro disponível num País deprimido, onde ninguém parece ter capacidade psicológica para investir, e onde o maior desafio parece ser quem consegue carpir as suas mágoas mais alto.

As milagrosas fórmulas inventadas em instalações públicas também deprimidas, partem do princípio de que o aumento das remunerações sobe... desde que haja emprego e que as empresas não encerrem!

Mas com mais uns trocos no bolso, o cidadão deprimido tem que se tratar. Aí reside o verdadeiro problema: para combater a depressão instalada, as farmácias vendem umas pastilhitas (vulgo anti-depressivos combinados com ansiolíticos) que, por acaso, são caras como o raio porque não são comparticipadas!

Ou seja, os valores acrescentados ao escasso orçamento familiar vão ser meticulosamente canalizados para Xanax, Prozac e Champix (este último para os gajos que decidiram deixar de fumar porque era caro à brava, mas que gastam mais dinheiro nas pílulas de cessação tabágica não comparticipadas!), num SNS estranho que favorece alguém que não o consumidor...

Mas em que porra de encrenca estamos metidos!

Tentando não ser pessimista (o que custa à brava), vou tentando acreditar que no final de Janeiro o rendimento familiar tenha aumentado. Se me convencerem mesmo disso, eu até sou capaz de esquecer as pastilhas! Também já me convenceram de cada coisa nesta vida...

20.1.09

A 'segunda vida' de Obama


No rescaldo da tomada de posse de Barack Obama em Second Life (onde a movimentação ao longo do dia foi enorme), ainda fui a tempo de me juntar na 'ilha' Capitol Hill ao grupo que comemorava a consumação do maior acontecimento do século XXI!

Entre alguns jornalistas ingleses, outros curiosos como eu, sobressaíam dois personagens que aproveitavam para se manifestar contra a política agressiva de Israel!

O discurso da tomada de posse de Obama teve tanto de grandiloquente quanto de simples e humilde. Obama conseguiu resumir, em pouco tempo, a nobreza dos ideais mais básicos dos direitos humanos, e fez renascer a miragem da 'terra prometida'.

O desafio foi lançado, o ícone criado, e Obama 'teleportado' para a sua 'segunda vida'.
Na pele de um 'avatar' presidente, será a prática política de Obama feita à imagem do seu discurso de chegada a um 'novo mundo'?

O Mundo (o do lado de cá) está expectante para ler os sinais vitais do avatar/Obama!

A versão 'Ocasião' do Twitter!

Estava eu a ver a 'Inaugural Parade' de Obama na CNN.com/Facebook, e, numa passagem fugaz pela minha caixa de correio, verifiquei que começara a ser 'seguido' em Twitter por 'Masqueahorro'!

Como habitualmente, segui o link para o meu mais recente 'seguidor', a ver se me interessava também segui-lo. Não, não me interessou!

'Masqueahorro' seguia, no momento 1,994 'twitterers', e era seguido por 373, tendo feito apenas 8 'updates' em 13 dias!

O mais interessante é que as mensagens de 'Masqueahorro' recorrentemente apresentam links (tiny url's) que levam à página 'El Magnate Ahorrador', um site de carácter puramente comercial de prestação de serviços financeiros!

Foi o meu primeiro contacto com um 'Twitter prêt-à-porter', e confesso que me impressionou imaginar o que pode vir a tornar-se o microblogging nas mãos dos homens do Marketing!

19.1.09

Animação italiana de Berardo Carboni em Second Life


Para a Primavera de 2009 está prometida a estreia de VolaVola, a última animação de Berardo Carboni.

O filme animado vai ser rodado de duas formas: em Second Life com recurso a técnicas de machinima, e em Roma pelos métodos tradicionais.
Os dois projectos estarão intimamente ligados (embora ainda não se saiba bem como).

O desafio lançado por Carboni em VolaVola parece ser a tentativa de ligação entre duas linguagens e narrativas diferentes, conseguindo a produção de uma peça única e coerente.

Para já ficam algumas imagens do trailer de VolaVola no YouTube, a ligação ao respectivo grupo em Facebook, à compilação de fotos em Picasa e ao site do filme:




fonte: new world notes

16.1.09

Fernando Pessoa em Second Life


Fernando Pessoa vai 'estar' em Second Life 'pela mão' da Comunidade Cultural Virtual!
Sobre esta presença do poeta dos heterónimos no metaverse, diz a press-release:

"O CCV e a Biblioteca Municipal de S. Domingos de Rana apresentam a partir do próximo dia 16 de Janeiro, sexta-feira, às 18h00, uma exposição inovadora sobre a obra “Mensagem” de Fernando Pessoa, intitulada "Um Olhar". Ao vivo e na plataforma virtual “Second Life”, esta mostra levará à grande comunidade virtual a obra do grande poeta português acompanhada por pinturas de Joaquim Carvalho.

Desenvolvida pela Câmara Municipal de Cascais, em parceria com a Comunidade Cultural e Virtual (CCV), esta exposição factual e virtual integra poemas da Mensagem de Fernando Pessoa (em português e inglês dada a natureza internacional da plataforma virtual Second Life) ilustrados pelas pinturas de Joaquim Carvalho.

No decorrer da mostra está prevista a realização de uma palestra sobre o poeta que será transmitida online desde o Auditório da Biblioteca de S. Domingos de Rana para o mundo do Second Life. Para além do âmbito cultural, os visitantes podem ainda aceder a informações quer sobre Fernando Pessoa, quer sobre o Concelho de Cascais.

No mundo real, a exposição patente na Biblioteca de S. Domingos de Rana contará ainda com sessões de esclarecimento sobre a plataforma Second Life durante o período em que a exposição estiver patente.

Sendo 2009 o Ano Europeu da Inovação e da Criatividade, Cascais oferece a todos uma oportunidade de conhecer Fernando Pessoa, um ícone da cultura portuguesa, unindo os mundos real e virtual e projectando o conhecimento através de uma plataforma que atinge milhares de pessoas em todo o mundo."

A exposição, a visitar obrigatoriamente, vai estar patente na 'ilha Babel II'.

Boas visitas!

15.1.09

Ouvir e Aprender Ópera em Second Life

A CEM, Comunidad de Esclerosis Multiple, divulgou a realização hoje, a partir da 1:00 p.m. SLT, de um concerto da 'Ópera Joven' dirigida por Brent Renard.

'Ópera Joven' é uma organização não-governamental sem fins lucrativos, dedicada à promoção e à difusão da Cultura e das Artes, especializada principalmente no património cultural do México e do Estado de Jalisco.

Fundada em Guadalajara em 1999, tem realizado várias obras originais e multidisciplinares reconhecidas internacionalmente.

A sua aposta mais recente é a utilização de Second Life como ferramenta para os seus projectos.
Dirigida por Brent Renard, especialista em ópera e administração de projectos culturais, tenor leggiero, é o único cantor de ópera que oferece frequentemente concertos ao vivo de carácter pedagógico e didático.

'Jalisco Virtual' é a 'ilha' particular da 'Ópera Joven', e pretende divulgar os elementos mais importantes do Estado de Jalisco. Foi construída com as contribuições resultantes dos concertos e com a ajuda voluntária de muitos 'residentes' de todo o Mundo.

'Ópera Joven' é também o nome de um grupo de amigos e pessoas interessadas em Ópera em Second Life, que divulga os eventos mais recentes que têm lugar no metaverse relacionados com o belcanto. Para mais informações contactar Moby Randt in-world, ou visitar o site.

14.1.09

Luísa Nunes e 'Diário de Natureza' em Second Life

Luísa Nunes, autora da agenda 'Diário de Natureza' editada pela Europress e ICNB, vai estar presente hoje em Second Life numa conferência que abordará a conservação da natureza (a real, claro está).

O encontro está marcado para as 21:30 portuguesas, e terá lugar na 'ilha' Alma, promovido pela Comunidade Cultural Virtual (CCV).

Uma boa oportunidade para 'conversar' com Luísa Nunes, engenheira, e autora de uma compilação de textos e aguarelas de fauna e flora de Portugal, um diário de campo comercializado sob forma de agenda e cujos proveitos revertem para várias associações de protecção da natureza.

A CCV completa a sua agenda cultural desta semana em Second Life com esta conferência, prosseguindo a prometida política de divulgação da cultura portuguesa no metaverse.

13.1.09

Trabalhistas avançam para Second Life


O Partido Trabalhista Britânico tornou-se a última instituição governamental a 'entrar' em Second Life, "num esforço de espalhar o seu discurso por uma nova audiência - uma representação 3D do seu Secretário Peter Mandelson foi escolhida para a face visível do Partido", lê-se no casualgaming.biz. E prossegue: "A iniciativa parece replicar os esforços de sucesso de Barack Obama, que utilizou os 'novos media' como Twitter durante a sua campanha nas eleições americanas de 2008."

Para o The Guardian, a notícia é relevante por outros motivos: "Apesar de no resto do mundo Second Life as pessoas avançarem ou retrocederem uma ou duas décadas para criar novos visuais, Peter Mandelson parecer-se-á com... Peter Mandelson. 'What you see is what you get'. Esta parece ser a máxima de Mandelson na 'vida real'."

Enquanto os media mais sensacionalistas chamavam a atenção para as parecenças entre o Secretário Trabalhista e o seu avatar em Second Life, também houve quem chamasse a atenção do público para a reincidente apetência para os partidos mais à esquerda (US e Europa incluídos) enveredarem por investir em presenças 'virtuais' em Second Life.

Provavelmente porque o discurso do conservadorismo moral da direita não se ajusta a 'modernices' nem a um 'mundo' tão carregado de... hmmm... imponderabilidades!

12.1.09

Bibliografia e... bibliografia sobre Second Life

Recebi há pouco via mail uma útil hiperligação a uma página em WorldCat com o título 'Second Life: A Bibliography', onde se encontra um resumo de cerca de 33 obras (segundo o autor) relacionadas com Second Life e, porventura, as mais significativas para quem quer saber mais sobre SL.

Se me pareceu excelente a tentativa de compilar obras já publicadas e que abranjam áreas distintas relacionadas com os 'mundos virtuais' e com Second Life (da filosofia à antropologia, da programação à arte) já me custou a ver numa mesma lista obras de tão diversas 'crenças', o que, para uma primeira consulta menos avisada, pode resultar até perigoso ou algo desmotivador.

Tomo assim a liberdade de referir alguns dos livros da lista, que, na minha opinião, são muito interessantes:

'Becoming Virtual: reality in the Digital Age', Pierre Lévy, 1998
'Virtual Ethnography', Christine Hine, 2000
'Coming of age in Second Life: and anthropologist explores the virtually human', Tom Boellstorff, 2008
'Exodus to the virtual world: how online fun is changing reality', Edward Castronova, 2007
'The Second Life Herald: the virtual tabloid that witnessed the dawn of the metaverse', Peter Ludlow; M Wallace, 2007
'Blogs, Wikipedia, Second Life, and beyond from production to produsage', Axel Bruns, 2008

fonte: Guus van den Brekel /DIGICMB

6.1.09

Empresas 100+ da Fortune continuam em Second Life

Na mudança de ano, Wagner James constatou no seu blog que 11 das 100 maiores empresas em 2008 segundo a Fortune, continuam com uma actividade regular em Second Life!

Foi este o resumo de James:

As Mais Activas

> Hewlett Packard
> IBM
> Microsoft
> Time Warner (via CNN)
> Norththrop Grumman

As que continuam, mas Menos Activas

> Dell
> Kraft (via Phil's Supermarket)
> Best Buy (via Geek Squad)
> Cisco
> Comcast
> Intel
> Newscorp (via Fox Atomic)

As que quase desapareceram, mas que têm Alguma Actividade

> Coca Cola (via Nestea)
> GMAC (via Pontiac)
> Honeywell
> Sears
> Sprint

5.1.09

2009...de novo!


"The web is where people are spending their time, the web will be where marketeers spend their money."

'Predictions 2009' by John Battelle

(dica: Enrique Dans)

(foto: docarmocosta)

2009...

As previsões para 2009 já foram feitas pela maioria dos bloggers, por isso agora é mais fácil prever seja o que for ;-)

Ficam apenas registadas quatro expectativas, para não abusar:

> tendência acentuada para o aumento do 'microbloging', com um carácter cada vez mais 'social'

> o 'social networking' viral fará aparecer cada vez mais plataformas do tipo 'delicious'

> aumento da 'maturidade' da presença em Second Life, que servirá, a médio prazo, apenas para três coisas: ganhar dinheiro, ensinar/aprender/investigar, realizar algum tipo de fantasia...

> a criação de conteúdos no jornalismo online evoluirá como nunca, gerando novos paradigmas, finalmente 'desligados do papel', e cada vez mais procurando incessantemente a ubiquidade

1.1.09

A peça de Lego que faltava!

Viagem é sabedoria não planeada!
É como livro ao qual faltam páginas que só se encontram passados anos no meio de papelada.

Desta vez a sabedoria estava na mesa do canto do Restaurante Vesuvio, em frente à Câmara de Copenhaga, no último dia de 2008!

Chamava-se Miguel (naquele dia) e era um 'cidadão europeu' com vinte e tais.
Nascido em Gdansk de pais polacos, com 3 meses já pulava de país em país, sem conhecer o que era fronteira.
Por saber ficou a razão de tanta mobilidade, que convenientemente não averiguámos.

Miguel tinha um sorriso sonhador mediterrânico, que espalhava pelas mesas entre as entradas e o consumé do jantar de fim de ano do Vesúvio, casa de 'italiano vero' com ementa a condizer.

Ao som dos petardos que começavam a rebentar selvagens na praça, arrisquei atirar para o ar que a 'coisa' hoje estava pouco romântica! Miguel, no seu castelhano perfeito, explicou:

"Aqui com dezasseis anos és livre para fazeres o que queres.
Este povo de vikings enfrentou muita coisa, e se vires os garotos de hoje a irem para a escola de bicicleta no Inverno de manga curta, percebes que os vikings ainda cá estão!"

Esta era a peça de Lego que me faltava para entender a dificuldade de passar o ano (ou um qualquer fim de semana) em Copenhaga sem tropeçar em corpos inertes espalhados pelo chão dos bares por excesso de álcool!
E a mesma peça que me faltava para perceber a violenta expressão de posse dos homens com as suas mulheres (talvez daí a enorme comunidade 'gay': a coisa resolve-se de homem para homem)...

A tal página perdida do pequeno livro de viagem que um dia poderia escrever, apareceu ali, sem se fazer anunciar: Miguel, cidadão europeu, e que continuará a viver em Copenhaga, porque em Fevereiro vai ser pai!
Eu quase jurava que Miguel não vai ser pai de um viking...

Com cumplicidade nos despedimos, nós e a folha perdida, que continuará a esvoaçar pela europa sem rumo certo...