Porto Editora lança livro de José Antunes em SL
A notícia é fresca e muito interessante!
Reparem em parte da Nota de Imprensa da Porto Editora:
"A Porto Editora vai lançar, a 28 de Fevereiro, pelas 21:30, um livro no Second Life (SL). A obra intitula-se Mundos Virtuais e vai ser apresentada na ilha da Universidade do Porto (UP), com a presença do autor, José Antunes. O evento não vai ter as características de um lançamento tradicional, em RL (Real Life, vida real); vai, isso sim, adaptar-se às especificidades de um mundo povoado por avatares que podem voar e onde a imaginação não tem limites. Mundos Virtuais integra a colecção Guias Práticos Informática e aborda, ao longo de 13 concisos capítulos, o fascinante universo do SL, cujo número de residentes, nos últimos meses, já atingiu os 12 milhões. Com este lançamento virtual, uma parceria com a UP, a Porto Editora torna-se na primeira editora a publicar uma obra recorrendo a uma das mais populares e promissoras ferramentas tecnológicas da actualidade, o SL.
Paulo Frias, Professor Universitário e Investigador em Ciências da Comunicação na Universidade do Porto, considera que o lançamento de Mundos Virtuais «cumpre integralmente um dos objectivos definidos para a presença da Universidade do Porto no metaverse: a relação entre a comunidade académica e as empresas, nomeadamente as da cidade do Porto». O docente, que também mantém um blogue dedicado ao SL, congratula-se ainda com o teor da parceria para este evento: «Nada melhor do que iniciar este processo numa fase de “lançamento” da ilha definitiva da UP, do que fazê-lo com uma editora pluridisciplinar como a Porto Editora, e mais ainda com o lançamento de um livro sobre Second Life escrito por um jornalista que tem mantido um olhar atento e sério sobre SL em Portugal».(...) «Este guia destina-se a todas as pessoas que ouviram falar em SL, que têm alguma curiosidade em espreitar, mas não sabem bem como», explica José Antunes. O autor, que, noúltimo ano, se tornou conhecido por ser o primeiro enviado de um jornal (o semanárioExpresso) ao Second Life, considera que o SL é «a próxima fase da Internet» e justifica-o explicando que há «mais de 50 milhões de pessoas a conviverem deste modo. Negar isso é negar que, no fim de contas, há uma evolução da própria sociedade». Mundos Virtuais tem, para o autor, a virtude de permitir às pessoas que falem com conhecimento. «Se depois continuam ou não, a escolha é delas... mas não podem dizer que não sabem o que é». Gaia Bosch é o nome do avatar (a personagem virtual) de José Antunes. O responsável pelo Gabinete de Comunicação e Imagem da Porto Editora, explica que há muito que a editora «acompanha atentamente o fenómeno do Second Life e só aguardava pela melhor oportunidade para entrar nesse fascinante mundo». Paulo Gonçalves acrescenta que «o estreitar de relacionamento com a Universidade do Porto, em particular com a Secção Autónoma de Jornalismo e Ciências da Comunicação da Faculdade de Letras», é outro dos aspectos que aceleraram a aproximação da Porto Editora aos chamados mundos virtuais. No que toca a iniciativas futuras, Paulo Gonçalves adianta que a Porto Editora tem «a expectativa de realizar novas iniciativas no Second Life que se enquadrem na estratégia editorial definida, quer na edição de livros, quer nos projectos relacionados com multimédia e novas tecnologias».
Informações adicionais: Rui Couceiro
22 608 83 42 / 91 322 64 37 / rcouceiro@portoeditora.pt"
O conhecido Gaia Bosch, personagem incontornável entre a comunidade portuguesa em SL, avança agora com um projecto editorial que promete esclarecer mais gente sobre o mundo virtual da Linden Lab.
Parabéns, José Antunes!
2 comentários:
mas o livro é para comprar e ler em SL ou para comprar e ler em papel??
Comprar e ler em papel, e parcialmente oferecido para ler em SL.
Enviar um comentário