27.2.08

Eleições em Espanha aquecem em Second Life


A secção de Lérida da Esquerra Republicana de Catalunya (ERC), apresentou a sua sede em Second Life, onde os cidadãos que disponham de um avatar poderão falar com Jordi Ausàs e Josep Maria Esquerda, os candidatos da ERC ao Congresso e ao Senado.

Segundo Jordi Ausàs, "a ideia é que todos os dias entre as oito e as dez e meia da noite Esquerda e eu estejamos ligados para responder às perguntas dos cidadãos".

Para aceder à sede virtual, os residentes de Second Life devem dirigir-se à ilha Catalunya e localizar a sede, identificada como Ezquerra Lleida.

Esquerda e Ausàs consideram o projecto como "uma peça mais" da campanha, que deve servir para que a mensagem da ERC "chegue a gente mais jovem, que é a que está habituada a usar estas novas tecnologias".

O candidato da IU (Esquerda Unida) à presidência do Governo, Gaspar Llamazares, dispõe de um avatar em Second Life há meses, mas Esquerda e Ausàs asseguram que ainda não visitou a sede da ERC Lleida.

Em Espanha, depois da polémica do vídeo de Llamazares e do primeiro e único (virtual e real) debate tripartido (Llamazares, Rajoy e Zapatero), os partidos aproveitam o período de campanha e lançam mão dos mundos virtuais e das redes sociais para capitalizar votos.

A alegada aproximação aos cidadãos parece, no entanto, radicar numa renovada vontade de dar voz ao anónimo, a julgar pelas palavras dos candidatos da ERC.
Comparada com a presença de António Costa (lembram-se?), a proposta da ERC indicia algo de novo no que à democracia participativa diz respeito. A presença diária dos avatares dos candidatos a isso obrigará.
Assim haja 'cidadãos' interessados em 'falar' com eles online...

Fontes: La Vanguardia e Agência EFE / Lleida

Sem comentários: