5.2.08

Reputação... ( II )


A reputação e a gestão da visibilidade em Second Life, também terão sido pensados pela Linden Lab? Ou será a opção Profile aquilo que em SL mais se parece com as redes sociais online (Facebook, Hi5,...)?

A visita ao 'perfil' de um avatar, quando o conheço pela primeira vez, é quase um acto irreflectido.
Mais do que para perceber qual o perfil da 'pessoa' que o avatar representa, essa consulta é do tipo 'diz-me com quem andas...'.
Muitas das vezes, a maioria dos campos estão por preencher! Frustrante para quem quer perceber de imediato o outro avatar... Felizmente existem os grupos! Os grupos (aos quais todos (avatares) invariavelmente pertencemos quanto mais não seja para podermos participar em determinadas acções) são a frágil ligação com o 'mundo' em SL.
Consultar os grupos a que o desconhecido avatar pertence, diz, por vezes, mais do que aquilo que queremos saber. Às vezes informação incongruente e pouco conclusiva, mas sempre indiciadora da forma como o personagem se 'liga' à 'rede'.
Gerir a reputação do avatar, passa por um cuidadoso preenchimento da janela do 'perfil', e dos grupos de que o avatar faz parte.
Neste aspecto, o papel do 'perfil' corresponde à página de um qualquer Hi5. Só não está presente a rede de amigos, de amigos dos amigos, e por aí fora... Mas depressa lá se chega, basta para isso consultar os grupos a que o avatar faz parte, as suas temáticas, e os seus 'colegas' de grupo...

Por isso, se a opção for, como dizia ontem, a de surpreender... não se esqueçam de cuidar dos vossos profiles e dos groups de que fazem parte!

3 comentários:

Unknown disse...

Olá! Não tenho avatar no second life, mas sou presença assídua no universo do Entropia (EU).
Estou curioso relativamente ao facto dos bancos no mundo da Linden não terem vingado, enquanto que em meados de 2007, passaram a ser uma realidade no universo virtual da Mindark. Isso é tato mais curioso se tivermos em atenção que um conhecido avatar empreendedor do SL ter adquirido um banco no EU.

Unknown disse...

ora bolas, tenho uns typos no meu comentário, paciência, dá para perceber...

Unknown disse...

O sistema de perfil do avatar parece-me muito interessante (o sistema é basicamente inexistente no EU), embora possa ser, à semelhança do Hi5 e afins, alvo de predação. Existe alguma possibilidade de limitar o acesso ao perfil de um avatar no SL?