20.2.08

Llamazares 'queima' uma foto do Rei em SL

O Periodico da Catalunya deu a notícia:

"O avatar (personagem virtual) do coordenador geral da IU [Esquerda Unida], Gaspar Llamazares, aparece a queimar uma foto da família real no seu primeiro filme em Second Life. No filme 'Sin IU no soy nada', apresenta-se Llamazares como o garante da esquerda e ironiza-se sobre a relação entre José Luis Rodríguez Zapatero e Mariano Rajoy.
Num momento do filme, o candidato do PP [Partido Popular], embriagado, incendeia a sua casa e Zapatero, que tinha ido visitá-lo, resgata-o da casa com alguns objectos como uma fotografia da família real. Llamazares, que tinha ouvido os gritos do presidente do Governo, aparece junto a Rajoy e queima a fotografia da família real enquanto faz o candidato do PSOE [Partido Socialista] tomar uma dose de um suposto medicamento chamado Izquierdina. Fontes judiciais asseguraram que a 'queima' da foto do Rei e da sua família não é um delito por não ser um facto real."

Na primeira parte do filme, Rajoy, vestido informalmente e limpando casa com um espanador de penas enquanto fuma um 'puro', ouve as declarações da mulher de José María Aznar, Ana Botella, sobre os casais homossexuais: "Peras com peras dão peras; maçãs com maçãs dão maçãs, mas peras e maçãs não dão nada". O Rajoy virtual agrupa as maçãs com as maãs e as peras com as peras nas prateleiras do frigorífico.

Há três dias, no La Vanguardia, Francesc Pallarés e Josep Gifreu assinavam o artigo 'Da televisão à www', onde abordavam a crescente presença das estruturas partidárias na Web 2.0 (redes sociais, marcadores, mundos virtuais).

A esse propósito afirmavam:
"Um conjunto de novos instrumentos e possibilidades pode injectar uma energia renovada à relação de representação. É um desafio definitivo às estruturas fechadas dos partidos para ligar redes e implicar um novo tipo de cidadão, mais formado, capaz, crítico e autónomo. Igualmente para os representantes e para as instituições. Introduz também mais democracia na comunicação. Em definitivo, parece um ponto sem retorno face ao controlo centralizado da comunicação."

Seria a filmes como 'Sin IU no soy nada', produzido pela cientoseis, que os jornalistas de La Vanguardia se referiam? Vejam o filme (em definitivo 'politicamente incorrecto', se é que ainda faz sentido usar a expressão nos dias que correm) e pensem... (não se esqueçam que em Espanha se vive a preparação das eleições de 09 de Março ;):

Sem comentários: