8.7.09

A que horas 'tuítas'?


"A que horas 'tuítas'?", perguntava-me outro dia um amigo ainda desconfiado dessa nova mania dos gajos estranhos que escrevem em 140 caracteres de forma compulsiva.

A pergunta, aparentemente inocente e que revelava apenas a curiosidade para saber onde eu ia arranjar tempo para me 'meter nessas coisas', levou-me a tentar perceber a importância dos horários em que escrevo no Twitter (na verdade não tenho horários fixos...).

E fiz a experiência: uma mensagem publicada às 20:00 obteve metade de RT (re-tweets) que a mesmíssima mensagem publicada às 16:00. Se a propagação da minha mensagem não fôr um fim em si mesmo, a questão é pacífica. Mas se a ideia for dar a conhecer um opinião, um evento ou uma informação ao maior número possível de utilizadores, para além da utilização do sistema de indexação, é decisiva a hora em que os 140 caracteres são publicados.

É claro que a ubiquidade do sistema (ainda por cima no telemóvel) não se compadece com estas reflexões constantes, mas uma coisa se tornou evidente: quem segue os 'tweets' pela timeline geral está permanentemente com a sensação que perdeu montanhas de informação, e não tem tempo para percorrer indefinidamente a lista de mensagens num scroll irritante.

Por isso pense: se quiser que a sua mensagem chegue ao maior número possível de pessoas do seu público-alvo, analise os picos de audiência desse 'target' e, antes de escrever compulsivamente, olhe para o relógio!

2 comentários:

Claudio Sena disse...

"Por isso pense: se quiser que a sua mensagem chegue ao maior número possível de pessoas do seu público-alvo, analise os picos de audiência desse 'target' e, antes de escrever compulsivamente, olhe para o relógio!".

Que os publicitários não leiam isso.
Ótimo texto. Abraço.

Anónimo disse...

"Se a propagação da minha mensagem não fôr um fim em si mesmo, a questão é pacífica."

"fôr"??

Para um professor universitário, convenhamos... que é muito mau!!!

CUIDADO COM A LÍNGUA :p (passa na RTP, os horários estão no site da estação)