27.7.09

'Comunidades' que abrem as portas de Second Life

foto: Avatar Island University, in examiner.com


Ainda a propósito do conceito de 'Mundos Verticais' lançado pela KZero e comentada neste blog, surge agora a oportunidade de remeter a discussão para a rubrica iniciada no examiner.com, e dedicada a conhecer as inúmeras 'comunidades' existentes que 'abrem as portas' de Second Life.

Comunidades estas que, provavelmente, fazem de um alegado 'Mundo Generalista' uma plataforma transversal de alternância entre as defendidas 'verticalidades'.

O responsável pela rubrica no examiner.com é Erik Gordon Bainbridge, conhecido como Apollo Manga em Second Life desde 2004.

No primeiro capítulo desta saga, Apollo transporta-nos para quatro comunidades: Virtual Holland, BeNeLux Community Gateway, 3Immersions e Avatar Island University. Numa fala-se maioritariamente holandês, noutra vários idiomas, noutra chinês e na última inglês.

Se está preocupado em fazer-se entender nestes espaços, pode sempre recorrer a tradutores desenvolvidos para Second Life por várias empresas, como por exemplo Ferd's Free Translator (grátis), Simbolic (grátis), AF Translator (180 Lindens, 340 Lindens versão Pro), MH Translator (370 Lindens), Q-Translator (390 Lindens) ou X-Lang (500 Lindens).

Como escreve Apollo Manga, "quando chega ao território de Virtual Holland Future Nederlandse Gateway, encontra uma pequena ilha rodeada por sinalética em holandês para ajudar os novos membros de Second Life." A região reproduz cenários das diversas regiões da Holanda, como Virtual Holland Village Noordzee e Nederland, e, apesar de não ser permitido voar nesta ilha, pode deslocar-se por baixo de água até às ilhas que com ela confinam onde é permitido voar. Se pretende aceder a Virtual Holland teleporte-se para aqui.

A Benelux Community Gateway é um espaço que disponibiliza uma série de tutoriais para os novos 'residentes' em Second Life em inglês, francês e holandês. É aberta a novos e a antigos residentes e, como refere Apollo, "quando se 'aterra' nesta ilha devem-se seguir as setas no chão que nos levam a várias áreas com tutoriais nas três línguas."
No final dos tutoriais existe uma zona comercial, e para chegar à Benelux Community teleporte-se para aqui.

Na ilha chinesa de Lenovo, encontra-se a comunidade 3Immersions. A primeira visita de Apollo Manga a este espaço foi um pouco confusa, e com evidentes dificuldades de comunicação com os presentes. Segundo Apollo, "apesar de 3Immersions ser uma comunidade de entrada para quem fala chinês, o seu principal objectivo parace ser o de ensinar o Mandarim e a sua cultura aos residentes que não dominam o idioma." Para visitar a 3Immersions teleporte-se para aqui.

A Avatar Island University destina-se apenas a novos 'residentes' em Second Life. Se já for 'residente', será ejectado ao tentar entrar, daí que Apollo Manga utilize a descrição desta comunidade fornecida pelos próprios: "Faça da Avatar Island na sua primeira paragem em Second Life. Na Avatar Island encontrará tudo o que necessita para criar o seu avatar, incluindo acessórios, antes de iniciar a sua vida em SL. Pode até usar uma fotografia sua (ou de outra pessoa qualquer!) para construir um avatar único e exclusivo."

Sem comentários: