22.7.09

Os Mundos Virtuais em 2009, segundo a KZero

A KZero, empresa especialista na análise dos Mundos Virtuais, publicou mais alguns dos seus habituais relatórios referentes ao 2º trimestre de 2009.

Sem discutir aqui os critérios seguidos para a elegibilidade dos 'produtos' na categoria 'mundo virtual', parece ser sempre interessante consultar os gráficos da KZero, e ficar com uma ideia das tipologias de 'mundos' existentes, da sua antiguidade e da distribuição por escalões etários, por exemplo.

É essa informação que aqui se reproduz, começando pela distribuição dos Mundos Virtuais em meados de 2009 por sectores, ou seja, segundo os objectivos principais que cada um persegue (ou de como deles os utilizadores se apropriam), cruzando essa informação com a faixa etária do público-alvo:




Second Life surge (e bem), a par do seu congénere chinês HiPiHi, no sector dos Mundos Virtuais dedicados à Criação de Conteúdos, para um público com 30 ou mais anos, e praticamente sem concorrência nessa faixa etária em todos os sectores!


O gráfico que se segue revela essa mesma tendência, ao comparar todos os 'Mundos Virtuais' definidos pela KZero, tendo em conta o número de registos, a faixa etária do seu público-alvo e a antiguidade dos produtos:



Uma vez mais, segundo a KZero, Second Life é, de longe, o mundo virtual 'mais populoso' no escalão dos 30+ anos, competindo com os maiores sucessos entre as crianças (Webkinz, Barbie Girls e Poptropica dos 8 aos 10 anos), entre os pré-adolescentes (Neopets e Club Penguin dos 10 aos 13 anos), entre os adolescentes (Haboo Hotel e Stardoll dos 13 e os 15 anos), entre os pré-adultos (Gaia e IMVU dos 15 aos 20 anos) e entre os jovens adultos (There e vMTV dos 20 aos 25 anos).

Dos 25 aos 30 anos e mais de 30 anos, Second Life bate largamente a pouca concorrência, verificando-se ainda que se constitui como um dos 'mundos virtuais' mais antigos, já que as apostas mais recentes na área dos 'mundos virtuais' se destinam maioritariamente aos públicos mais jovens.

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