20.7.09

Ópera de Purcell nos Jardins do Palácio de Belém... em Second Life



A Presidência da República está a levar a cabo a reabilitação dos Viveiros de Aves do Palácio de Belém. Como refere o site da Presidência, "os Viveiros de Aves do Palácio de Belém, datados do séc. XVII e que evidenciavam adiantada degradação, estão a ser sujeitos a profundas obras de reabilitação, que evitarão a sua ruína e possibilitarão o pleno usufruto da área. Articulando um “teatro” de três edifícios que formam um “palco”, os Viveiros apresentam nos vértices de cada edificação fontes com estatuária, implantada em nichos decorativos, com destaque para a figura de Hércules matando a Hidra, instalada na cascata do corpo central. No interior das arcadas voltadas para o “palco” encontram-se bebedouros para as diversas aves coleccionadas pela rainha D. Maria I.(...) Está projectada uma redefinição do sistema hidráulico, com bebedouros, carrancas e cascata a funcionar em circuito fechado e prevista a implantação de painéis solares fotovoltaicos para produção de energia eléctrica suficiente para alimentar bombas de recirculação de água, de modo a garantir um sistema totalmente autónomo, sem consumo de água nem electricidade."

Entretanto, e em colaboração com a CCV (Comunidade Cultural Virtual), os Viveiros de Belém foram reconstruídos em Second Life, na ilha da Presidência portuguesa, "para assinalar na plataforma digital o projecto de reabilitação".

Segundo a CCV, "toda a envolvente real dos Jardins da Cascata foi fotografada de forma pormenorizada de modo a permitir a realização à escala de Second Life de uma experiência interessante e interactiva. A utilização no desenvolvimento dos modelos tri-dimensionais das texturas originais dos jardins, edifícios e estátuas, permitiu a construção de répilcas realistas dos objectos, construções e do espaço real."

Presume-se que a ideia da CCV e da Presidência seja a criação de uma experiência virtual imersiva e interactiva que desperte a curiosidade dos 'residentes' de SL para conhecer o património arquitectónico do Palácio de Belém.

E assinalando a inauguração do novo espaço, vai ser transmitida em directo para Second Life a estreia da ópera "Dido e Eneas", de Henry Purcell, produzida pelo Teatro Nacional de São Carlos por encomenda da Presidência da República. Encenada pelo brasileiro André Heller-Lopes, com direcção musical do maestro Geoffrey Styles, esta conceituada peça de Purcell será apresentada nos jardins da residência oficial da Presidência da República por jovens cantores portugueses que integram o projecto 'Estúdio de Ópera' do TNSC.

Tudo começa na quarta-feira, dia 22 de Julho, às 21:30, com a transmissão de um documentário sobre a história do Jardim e dos Viveiros.

Pelas 22:00 terá início a transmissão da ópera, à qual pode assistir em Second Life teletransportando-se para AQUI.

Sem comentários: