Ópera de Purcell nos Jardins do Palácio de Belém... em Second Life
Entretanto, e em colaboração com a CCV (Comunidade Cultural Virtual), os Viveiros de Belém foram reconstruídos em Second Life, na ilha da Presidência portuguesa, "para assinalar na plataforma digital o projecto de reabilitação".
Segundo a CCV, "toda a envolvente real dos Jardins da Cascata foi fotografada de forma pormenorizada de modo a permitir a realização à escala de Second Life de uma experiência interessante e interactiva. A utilização no desenvolvimento dos modelos tri-dimensionais das texturas originais dos jardins, edifícios e estátuas, permitiu a construção de répilcas realistas dos objectos, construções e do espaço real."
Presume-se que a ideia da CCV e da Presidência seja a criação de uma experiência virtual imersiva e interactiva que desperte a curiosidade dos 'residentes' de SL para conhecer o património arquitectónico do Palácio de Belém.
E assinalando a inauguração do novo espaço, vai ser transmitida em directo para Second Life a estreia da ópera "Dido e Eneas", de Henry Purcell, produzida pelo Teatro Nacional de São Carlos por encomenda da Presidência da República. Encenada pelo brasileiro André Heller-Lopes, com direcção musical do maestro Geoffrey Styles, esta conceituada peça de Purcell será apresentada nos jardins da residência oficial da Presidência da República por jovens cantores portugueses que integram o projecto 'Estúdio de Ópera' do TNSC.
Tudo começa na quarta-feira, dia 22 de Julho, às 21:30, com a transmissão de um documentário sobre a história do Jardim e dos Viveiros.
Pelas 22:00 terá início a transmissão da ópera, à qual pode assistir em Second Life teletransportando-se para AQUI.
Sem comentários:
Enviar um comentário