15.7.09

Surrealismo desde Second Life

A produção de conteúdos visuais, nomeadamente vídeo, a partir de Second Life, tem sido amplamente comentado neste blog e em tantos outros que falam do metaverse da Linden Lab.

O recurso a machinima tem permitido a produção das mais diversas 'peças' vídeo, desde curtas-metragens documentais ou de ficção a entrevistas e outros trabalhos jornalísticos.

Na linha do trabalho da artista e performer italiana Gazira Babeli, foi recentemente publicado um clip de vídeo de Lainy Voom, outra das mais activas 'realizadoras' de machinima em SL.

'Push', o mais recente trabalho de Voom, quebra a linearidade das suas peças anteriores e aventura-se numa linguagem gráfica surrealista, onde Magritte e Dali são referências evidentes.

O mais interessante neste clip de Lainy Voom é que constitui, provavelmente, uma das primeiras peças de machinima em Second Life com uma estrutura narrativa que se afasta do classicismo e do recurso a formatos tradicionais (excepção feita a Gazira Babeli).

Fiquem com 'Push':



fonte: Pathfinder Linden aka John Lester

3 comentários:

Fernando Jose Andrade disse...

viva paulo frias
tenho acompanhado o teu blog e até já fiz um avatar mas n tenho tempo.
Sou o responsável pela Cabana dos Parodiantes, um café histórico, em Salvaterra de Magos. Trata-se de um espaço que esteve sempre ligado aos saudosos Parodiantes de lisboa e fabrica uns bolos regionais chamados Barretes.
Há 4 anos que organizo umas tertúlias, todos os meses, onde convidamos personalidades, especialistas em vários assuntos caros á maioria de nós, enfim, no fundo todos temos um percurso e algo a acrescentar á vidas dos outros.
queria convidar-te a vires á Cabana para nos falares sobre essa grande revolução virual que é o Second Life. Penso que a generalidade das pessoas ainda n se apercebeu da importancia dessa ferramenta fantástica e haverão muitos mitos e muitas dúvidas que devem ser discutidos.
contacta-me em cabana.eventos@gmail.com ou visita - http://amore1cabana.blogspot.com
Fico á espera da tua resposta
abraços
Fernando Andrade

0.- disse...

Dica de link:

Globo Universidades é um programa da rede globo sobre universidades :P

Neste final de semana tratou sobre educação a distância, algumas novas ferramentas e também do second life. Vale dar uma passada de olhos no streaming abaixo:
http://windowsmedia.globo.com/tvglobo/globouniversidade/PGU_11_julho_2009.wmv

0.- disse...

:P