1.6.09

Série juvenil na TV espanhola com cenas em Second Life!

A série 'Física o Química' é emitida em Espanha pela Antena 3 às segundas à noite. Hoje passa o último episódio com cenas rodadas em Second Life!

'Física o Química' conta as "aventuras de um grupo de jovens professores que dão aulas num instituto, o Zurbarán. Os alunos procuram o seu lugar no mundo. Quem disse que ensinar era fácil?", lê-se no resumo da série juvenil. Neste contexto, a série aborda temas relacionados com a 'problemática' vida dos adolescentes, nomeadamente o início da sua vida sexual activa.

Foi neste cenário que empresa de 'product placement' Alternativa de Medios, sediada em Madrid, propôs para este trabalho ficcional à produtora Ida y Vuelta (do grupo Boomerang), com uma série de cenas rodadas num mundo virtual, neste caso em Second Life.
No argumento da série, os alunos de Zurbarán tentam convencer, com sucesso, os professores que podem utilizar 'mundos virtuais e sociais' com objectivos pedagógicos.

Através do trabalho de modelação, caracterização e realização elaborado pela Time On Screen (uma empresa do grupo Alternativa de Medios que já foi responsável, entre outros, pelo projecto GenCat em Second Life para a Generalitat de Catalunya), foi possível integrar cenas gravadas em Second Life no enredo da série semanal Física o Química.
Este processo decorreu, por vezes, com o diálogo online entre produtor, realizador e guionista, num 'triângulo' Madrid/Barcelona/Nova Iorque, permitindo que as cenas em Second Life fossem preparadas, alteradas, montadas e gravadas em tempo-real, facilitando o trabalho de realização.

Fica um resumo dos capítulos que envolveram as cenas 'virtualmente' criadas, com a convicção que a produção em mundos virtuais para TV pode vir a acrescentar valor na pesquisa de novas linguagens e formatos, não apenas em trabalhos de ficção e educativos como em formatos jornalísticos diversos...


Fisica o Quimica - Ciberzurbaran from Alternativa de Medios SL on Vimeo.


Agradecimentos ao Santí Garcia pela dica e felicitações pelo excelente trabalho em Second Life

Sem comentários: