26.6.09

O dia de Helen Keller em Second Life

Amanhã é o 'Dia de Helen Keller' em Second Life!

É organizado pela Virtual Helping Hands, uma instituição sem fins lucrativos que tem como missão "ajudar os indivíduos de todo o Mundo a coordenar recursos virtuais e não-virtuais com o propósito de apoiar a sua saúde mental, física e espiritual", e como objectivos primeiros "tornar a Internet imersiva (mundos virtuais) acessível aos indivíduos com incapacidades, dar assistência a esses mesmos indivíduos, fornecer-lhes recursos essenciais e desenvolver ou melhorar novas ou existentes tecnologias de forma a facilitar a sua integração social."

Nascida a 27 de Junho de 1880 no Alabama sem poder falar, ver e ouvir, Helen Keller tornou-se um símbolo de tenacidade e de actividade através dos relatos feitos pela sua professora Annie Sullivan, que relataram a participação épica de Keller em movimentos civis contra a Guerra e em favor dos direitos das mulheres, apesar das suas incapacidades físicas.

Relembrando Helen Keller, o dia 27 de Junho de 2009 em Second Life será dedicado à exploração das razões e da forma de envolver todos os indivíduos em mundos virtuais, com fins educativos, de lazer ou outros. Será um dia dedicado a aumentar o conhecimento sobre a forma de vida dos 'residentes' de Second Life que se debatem com incapacidades na 'vida real'.

"Alguma vez na nossa vida, todos já sentimos a incapacidade de participar... de não ser incluído. Saber como incluir um pessoa com incapacidades, e fazê-la sentir benvinda, é uma função social muito importante, e um pequeno mas significativo gesto do qual todos podemos beneficiar", referem os organizadores.

Durante o dia será possível assitir inworld às comunicações de Keller Johnson Thompson, segunda-sobrinha de Helen Keller, de John Lester (aka Pathfinder Linden) responsável na Linden Lab pela área da Saúde e da Educação, e de vários especialistas nas áreas da educação, do emprego, da integração social e do entertenimento.

Entre muitas outras actividades de lazer, serão ainda organizadas experiências que promovem a imaginação tentando 'ver' e 'ouvir' o mundo de formas inovadoras e provocativas.

"Junte-se aos pioneiros dos mundos virtuais que se inspiram no espírito de Helen Keller para explorar novas situações onde todos podem participar... e criar um mundo mais rico para todos", convida a organização.

Pode consultar o Programa detalhado do Dia de Helen Keller aqui, e entrar em Second Life e 'teletransportar-se' no dia 27 de Junho para aqui.









Sem comentários: