23.3.09

Twitter: Mediáticos, Media e Mediabólicos!

Através do (louvável) site TwitterPortugal, todos temos acesso aos 'tops' da 'twitteresfera' portuguesa, entre os quais o Top de Popularidade, provavelmente aquele que mais me fascina quando tento perceber como se constrói a dita (popularidade) em sucessões infindáveis de 140 caracteres!

Reparem na lista de hoje dos 'mais populares' (pela medição do número absoluto de 'followers', ou 'seguidores', uma palavra irritante em português, que sempre me faz pensar no 'rasto do caracol', arghhh...):

#1 - @havidaemmarkl (Nuno Markl), seguido por 6651, segue 58 e escreveu 1606 vezes
#2 - @Publico (o jornal), seguido por 5595, segue 3035, escreveu 36425 vezes
#3 - @corpodormente (Bruno Nogueira), seguido por 5279, segue 36, escreveu 233 vezes
#4 - @obviousblog (do blog com o mesmo nome), seguido por 4881, segue 1315, escreveu 1903 vezes
#5 - @brunoaleixo (o próprio), seguido por 4587, segue 4004, escreveu 22 vezes
#6 - @PauloQuerido (criador do TwitterPortugal), seguido por 4200, segue 3582, escreveu 12323 vezes
(...)
#11 - @fernandoalvim, seguido por 2989, segue 3, escreveu 20 vezes
(...)
#17 - @Rui_Zink, seguido por 2111, segue 42, escreveu 9 vezes
(...)
#25 - @TSFRadio, seguido por 1776, segue 1, escreveu 8781 vezes
(...)

nota: a bold os números mais significativos para uma possível compreensão do fenómeno da popularidade

Desta brevíssima recolha, algumas (poucas) conclusões, muito pouco científicas, dividindo os mais populares em 3 tipologias:

Os Mediáticos > Os indivíduos mais populares em Twitter, que antes de o serem já o eram fora do Twitter (basta-lhes escrever meia dúzia de vezes que a 'coisa' voa...)

Os Media > Quem produz informação e a passa automaticamente para Twitter, e que garante um número de seguidores significativo, pela óbvia utilidade do serviço

Os Mediabólicos > Os que alcançam a popularidade em Twitter graças a uma produção diabólica de mensagens seguindo um número igualmente diabólico de outros indivíduos

Se não se revê em nenhum destes 3 tipos de utilizadores de Twitter não espere ver o seu nome no Top de Popularidade; mas se isso fôr mesmo muito importante para si, então invente outra forma qualquer de convencer milhares de pessoas a segui-lo (mas depois não se queixe, ok?)!

2 comentários:

Anónimo disse...

Sobre os "mediáticos"…
A disparidade entre a caça (número de seguidores) e o caçador (número que seguem) reflecte um pouco o apetite e o comportamento da sociedade como ela é: o desejo de identificação com alguém conhecido, a necessidade de definir territórios na rede (eu sigo, tu segues, nós seguimos). Mais ainda, o twitter surge como o prolongamento virtual da pesquisa cor-de-rosa: não interessa o que é feito, nem a importância do feito. Interessa quem faz, quando e com quem. Num contexto destes, como se conseguem explicar as potencialidades (ou realidades) do twitter como ferramenta de comunicação?

(p.s. – comment impossível de escrever no twitter :P)

mónica

Paulo Frias disse...

Excepcionalmente, obriga-me este comentário a uma resposta breve: Boa análise, Mónica!