9.3.09

Jornalismo em Mundos Virtuais

O McCormick Foundation Specialized Reporting Institute organiza, no dia 06 de Abril 2008 em Washington, a conferência 'Reporting in Virtual Spaces'. Lê-se no site do evento:

"Como resultado da crescente popularidade e influência dos mundos virtuais, existem inúmeras histórias reais não conhecidas no metaverse e nos novos espaços 3D. Os orgãos de comunicação reais, como a CNN e a Sky News, abriram as suas delegações 'in-world' pretendendo documentar e fazer reportagem da economia emergente e das actividades nos mundos virtuais.
(...)
Aliadas a estas experiências mediáticas, existem também inúmeros blogues e notícias criadas por cidadãos que pretendem divulgar as actividades, comunidades e desenvolvimentos dentro dos mundos virtuais. Em alguns casos, os produtores de conteúdos criam ainda programas de informação e entertenimento de forma a captar audiências. Muitas destas plataformas emergentes demonstram uma distribuição digital significativa dentro e fora dos espaços vistruais 3D.

Estes novos canais de distribuição de meios serão abordados na conferência 'Reporting in Virtual Spaces', um evento único em 06 de Abril que decorrerá na Edward R. Murrow College of Communication da Washington State University.

Executivos importantes e novos produtores nos mundos virtuais discutirão o espaço virtual como plataforma para o 'jornalismo virtual'. Os participantes terão oportunidade de assistir a paineis de discussão e a workshops de produção que darão às equipas de repórteres as ferramentas e o conhecimento necessários à cobertura jornalística do que se passa nos espaços virtuais 3D."

Do programa farão parte diversos painéis que contarão com a participação de Philip Rosedale (Linden Lab), Lila King (CNN), Bernhard Drax, Erica Driver (ThinkBalm), Lane Merrifield (Club Penguin), Wagner James Au (New World Notes), e os veteranos jornalistas Helen Thomas e Bob Schieffer.

Alguns dos tópicos a discutir:

- Quão 'reais' são os espaços 3D, e porque devem os jornalistas dar-lhes atenção
- Quais são as 'melhores práticas' em jornalismo virtual?
- Questões de privacidade em reportagens 3D
- Será apenas um nicho? Como podem estas histórias cativar audiências mais vastas?
- Desafios éticos em espaços virtuais
- Casos de estudo de sucessos e insucessos de experiências de jornalismo virtual pioneiras
- O futuro papel e responsabilidade dos jornalistas em mundos virtuais
- Jornalismo tradicional vs. Jornalismo cidadão em espaços 3D

A sessão com Helen Thomas e Bob Schieffer pode ainda ser seguida, em simultâneo, em Second Life, no campus da Washington State University.

Sem comentários: