"Mundos Virtuais serão a TV do futuro"
Quem o afirma é Miklos Sarvary, professor de Marketing do INSEAD em Fontainebleau, à revista Marketeer de 01 de Março.
Nas palavras da jornalista Catarina Alfaia, citando Sarvary, "reproduzir abordagens tradicionais de marketing no campo das redes sociais e da Web 2.0 não é suficiente. A interactividade deverá orientar qualquer presença e investimento das marcas numa presença virtual estratégica.
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As técnicas de marketing que funcionam no campo das redes sociais são as que permitem criar experiências em que as pessoas se comprometem a 'fazer algo' em vez de 'ver algo'. (...) As redes sociais já andam à nossa volta há algum tempo, e atraem já centenas de milhares de dólares de investimento de marketing. Ainda assim é pouco, se comparado com os orçamento globais de publicidade. Uma vez mais, o problema é que as pessoas não encontraram ainda a forma adequada de utilizar estas novas ferramentas.
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A falta de controlo [de percepções e de fluxos de comunicação em mundo virtuais] advém da falta de boas técnicas. Mas não existe nada de fundamentalmente diferente se comparado com outras ferramentas de marketing.
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O maior desafio das plataformas 'metaverse' é serem 'user-friendly'. É ainda difícil utilizar este tipo de tecnologias, em especial nas empresas. Alguma evolução no hardware de interface será também necessária para que as pessoas possam usar o 'metaverse' de forma mais fácil. Essas mudanças ocorrerão, mas levarão algum tempo..."
O prestigiado INSEAD possui um campus virtual em Second Life, onde propõe a replicação das actividades 'reais' do instituto, acrescentando-lhe a possibilidade de facilitar a comunicação entre alunos, ex-alunos e outros especialistas, bem como a interacção com os palestrantes em todas as conferências que têm lugar em Fontainebleau e que são transmitidas para Second Life.
A definição de 'presenças virtuais estratégicas' por parte das empresas nos mundos virtuais, parecem ter sido, nos últimos tempos, uma das chaves do sucesso das inicitivas empresariais no metaverse.
Quem, estrategicamente, consegue entender os novos léxicos... encontra um território fértil para fazer crescer ou criar negócios!
agradecimentos aos Rui pela dica
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