30.9.08

Sindicalistas Portugueses em Second Life

É inaugurada amanhã em Second Life a ilha Tempus Doiro, gerida pela associação sem fins lucrativos com o mesmo nome, e associada ao SINTAP, Sindicato dos Trabalhadores da Administração Pública.

Ao que se sabe, o SINTAP elegeu Second Life como uma plataforma importante de comunicação entre os seus associados, com diversos projectos colaborativos e de apoio na nova ilha Tempus Doiro.

Um Shopping com cerca de 40 empresas parceiras da Associação, um Anfiteatro, espaços do SINTAP, da Tempus Doiro e do Clube Sénior, Gabinetes de apoio médico e jurídico, uma Universidade Sénior, uma Biblioteca, um Centro de Formação, ..., são algumas das iniciativas programadas para a ilha que amanhã se inaugura.

O metaverse desperta agora o interesse dos sindicalistas, provavelmente na procura de uma plataforma que possibilite uma comunicação fluída e renovada com os associados da Tempus Doiro.

O mediatismo da iniciativa também conta?
Alguma acção política prevista inworld?

fonte: slportugal.com

'Machinima' com forte presença no U.Frame

O U.Frame - Festival Internacional de Vídeo Universitário, começa já amanhã no Porto.
Até domingo, dia 5 Out, entre as várias sessões de filmes a Competição, Masterclasses e Workshops, assinalam-se as iniciativas que têm a ver com produções Machinima feitas em Second Life.

No Sábado dia 04 Out, pelas 11:00 na Biblioteca Almeida Garrett (Palácio de Cristal) no Porto, Hugo Almeida (aka Halden Beaumont) profere a Masterclass "Machinima - O agigantar de uma arte bastarda". A entrada é livre, e todas as informações e as inscrições podem ser feitas em http://uframe.org

Durante o Festival, decorre uma Mostra de clips Machinima em Second Life da autoria do mesmo Hugo Almeida (Halden Beaumont) e Robbie Dingo (Rob Wright).
Aqui ficam dois exemplos de produções destes autores:



29.9.08

Robert Entman na Sessão de Abertura do MECC


Hoje, a partir das 16:30 no Auditório do Pólo dos Bragas, Robert Entman, professor na George Washington University, fará um Seminário e uma Conferência assinalando a Abertura do Mestrado em Ciências da Comunicação da Universidade do Porto.

Título do Seminário: "Researching Political Power and Political Communication"

Título da Conferência: "Media, U.S. Foreign Policy and International Relations after Bush"

Vou tentar seguir o Seminário via twitterrific.

Não me projectem as sombras, por favor!

3Di OpenViewer é o nome de um projecto que, supostamente, porá a correr Second Life e OpenSim num browser, incorporando 'o motor gráfico usado pelas PS3, e que funcionará com a tecnologia ActiveX no Internet Explorer'.

Parece que tudo ainda está em versão demo, e que apenas a 1 de Outubro será lançado.

Enquanto se espera pelo 'produto', tremem-me as pernas só por imaginar que o meu laptop nunca na vida vai aguentar tanta informação...

Fica o vídeo de apresentação, bonitinho, mas se for só pelo que vemos, não me projectem as sombras, por favor!




fonte: new world notes

As 5 fases na vida de um 'blogger'

Tipicamente, a vida de um blogger tem cinco fases bem marcadas!

A ideia é de Paul Bradshaw e os desenhos de Alex Hughes, e podem ser vistos também no Online Journalism Blog.

Quase poderia adoptar o conceito a muitos 'residentes' em Second Life...
Felizmente as excepções não me permitem a generalização :)



(obrigado A.Granado pela dica)

27.9.08

1000 locais para visitar em Second Life...


Li há uns dias no blog do Wagner James um post sobre o directório da Koinup (uma rede social para vidas virtuais) que lista mais de 1000 locais para visitar em Second Life!

Para os recém-nascidos em SL (estou a pensar nos meus alunos do presente ano lectivo), a listagem peca por extensa! O que é difícil é escolher! É possível pesquisar locais segundo diversos critérios, e obter em segundos o 'teleporte' para o mais desejado.

Se procurarem alguma coisa especial para fazer na vossa infância virtual, não deixem de visitar o directório da Koinup!

Para além disso, podem ali obter os respectivos widgets para colocar no vosso blog, site, ou rede social...

Divirtam-se!

Recém-nascidos às compras sem gastar um tostão!

Não é muito comum um recém-nascido vir ao mundo com uma vontade inabalável de ir às compras! Talvez porque todos vimos ao mundo nos mesmos preparos, e (no privilegiado 'mundo civilizado') todos temos quem trate de preparar uns 'trapitos' que nos protejam da intempérie e que nos ajudam a formar uma 'identidade' que nem sempre encomendámos.

Num mundo virtual, como em Second Life, os recém-nascidos (mais conhecidos por newbies) são uns privilegiados... ou talvez não!
Mesmo antes de nascerem, podem escolher a sua fisionomia básica e as roupitas que lhes permitem ocultar a nudez que, diga-se, deixa muito a desejar em termos estéticos...

Mas para todos os que acabam de 'nascer' virtualmente sob a forma de avatar com uma identidade pensada ainda em período de gestação intra-uterina (estou a pensar em todos os meus alunos do presente ano lectivo), cá vai uma ajuda: para além das inúmeras roupas e acessórios diversos que podem encontrar por mero acaso no metaverse da Linden Lab, podem aceder ao blog Fabulously Free in SL, onde podem encontrar dezenas e dezenas de links para os mais diversos locais em Second Life onde existem coisas gratuitas.

Basta decidir o que querem ser (a parte mais difícil), e na vossa condição de recém-nascidos passam a dispôr de 'teleportes' directos para a sociedade de consumo virtual, onde a oferta é quase ilimitada.

Divirtam-se, e vemo-nos por aí... todos diferentes!

24.9.08

Um teclado para Second Life


Atento às particularidades das funções mais comuns em Second Life, Prad Prathivi criou a imagem do teclado ideal para os utilizadores de SL, com muito humor.

Descrito pelo autor como uma 'paródia', o hipotético teclado permite um acesso rápido a acções típicas de um avatar que se ambicione uma maior destreza na navegação inworld.

Verifique aqui como as performances do seu avatar poderiam um dia ser optimizadas!

fonte: new world notes

23.9.08

Um 'layer' social por cima do seu 'browser'

Já imaginou o seu avatar a percorrer a base da janela do seu browser preferido, independentemente do site em que se encontra?

E se outros avatares aparecessem e começassem a interagir consigo, conversando ou dançando?

Esta é a proposta da Weblin: 'Meet your friends and new people in every website!'.

A Web rendida definitivamente à componente social, sem que a navegação determine a socialização: basta um registo, e um mini-avatar vai estar sempre presente... acompanhado ou sózinho!



(uma das vantagens no seu próprio site, é saber quais os registados em Weblin que por lá 'andam'. 'a simple tracking system!')

21.9.08

Sair da Realidade?


ExitReality é mais uma aplicação que persegue o inevitável: a Web 3D.

Basta a introdução de um URL específico para ver os conteúdos de um site adaptados a um cenário tridimensional. E é ainda possível escolher um ambiente específico para essa representação 3D.

Na imagem acima podem ver a forma como este blog apareceu representado no monitor.

Interessante a forma como, muito rapidamente, toda a informação existente se 'acomoda' numa sala em objectos distribuídos organizadamente em 'corredores'.

Parece ser incontornável a tentação de ver uma Web com 'profundidade', a tal terceira dimensão que nem sempre se percebe na rede...

Mas até 'sair da realidade' vai uma grande distância...

18.9.08

Claudia L'Amoreaux em Amesterdão

Claudia L'Amoreaux (aka Claudia Linden) participou hoje na Conferência Holland Open em Amesterdão como keynote speaker.


Aqui fica um resumo da apresentação 'Open Mind', um excelente peça para a compreensão de Second Life e da sua história:



20 segundos num Prius


No âmbito do U.Frame - Festival de Vídeo Universitário, a Toyota lançou o desafio: disponibilizar um Toyota Prius para que os estudantes dos ensino superior interessados realizem clips de 20 segundos que envolvam a imagem da viatura!

E há prémios são aliciantes... Consultem o regulamento aqui!

Halden Beaumont e 'machinima' no U.Frame


O U.Frame - Festival de Vídeo Universitário, uma organização conjunta da Universidade do Porto e da Universidade da Corunha que decorre no Porto entre 01 e 05 de Outubro, vai contar com a presença de Halden Beaumont (Hugo Almeida na RL) numa Masterclass sobre machinima com o título "O agigantar de uma arte bastarda".

A sessão decorrerá no Sábado, dia 04 de Outubro, às 11:00 na Biblioteca Almeida Garrett (Palácio de Cristal) no Porto.

Hugo Almeida é realizador e produtor audiovisual especializado em machinima, técnica de criação de videogramas em tempo real, utilizando ambientes virtuais. Realizou e produziu um elevado número de trabalhos em Second Life, entre os quais "O Labirinto" nomeado para melhor curta digital do ano no Festival Internacional de Cinema Festroia 2008.

Nesta sessão pretende-se descobrir a arte da machinima em Second Life, as suas diferentes aplicações práticas, os procedimentos e requisitos básicos para a elaboração dos videogramas, e a forma como esta pode ser utilizada nas mais diferentes áreas.

Paralelamente poderão ser vistas animações de Halden Beaumont e de Robbie Dingo no lobby da Biblioteca.

Para além das sessões de exibição de vídeos universitários a competição entre os dias 02 e 04, decorrerão Workshops e Masterclasses com Nuno Markl e Maria João Cruz, José Alberto Pinto, Pedro Manuel, Andrew Shea (Univ. Texas - Austin), Juan Galiñanes (Dygra Films) e André Costa Valente. Informações mais detalhadas e incrições aqui.

17.9.08

Onde se estuda Ciências da Comunicação / Jornalismo em Portugal em 2008?

Como é hábito, António Granado publica o balanço das entradas nos Cursos Superiores de Ciências da Comunicação/Jornalismo no seu blog Ponto Media. Um valioso trabalho de recolha (este ano de interesse acrescido pela realização do Seminário em Braga na próxima semana) que permite ter uma ideia de onde se estudam estas matérias em Portugal.

Uma proposta/desafio para próximas análises:

- a comparação dos planos curriculares dos cursos mais procurados
- a utilização dos Novos Media na prática jornalística académica nos mesmos cursos
- ...

Obrigado António

15.9.08

Mundos virtuais vedados à política brasileira

Como dá conta António Granado no seu blog, depois da visita ao MediaOn '08 em S.Paulo, a 'absurda' lei eleitoral brasileira proíbe o uso da Internet para propaganda eleitoral!

Assim se vêm vedados os mundos virtuais aos políticos brasileiros, certamente ávidos por angariar votos junto da grande comunidade do Brasil em Second Life, por exemplo.

Se lembrarmos a criatividade que grassa no marketing brasileiro (e também no marketing político), ficamos com pena de não poder ver avatares da 'galera' dos políticos do Brasil no metaverse!

Talvez dessem algumas boas ideias aos políticos portugueses e europeus...

Aqui fica o link à entrevista de Ricardo Feltrin, responsável do site da Folha de S.Paulo:


14.9.08

A importância de uma expressão 'virtual'


"Uma das vantagens de Second Life é que não posso ambicionar que as minhas expressões, gestos ou silêncios estejam plenos de significados."

A ideia pertence a Chestnut Rau, que no seu blog confessa: "Comecei por dizer que sentia a falta da linguagem corporal em Second Life, mas, agora que penso nisso, talvez a falta de elementos não verbais seja um coisa boa..."

Seguindo o raciocínio de Chestnut Rau, é fácil chegar à dúvida que formula: serão fáceis de descodificar os elementos de comunicação não-verbal em Second Life? Um gesto marcado de repulsa ou de ódio é perceptível? E um olhar sedutor ou de desconforto?

Como refere Wagner James Au, "Recentemente, tem-se falado muito sobre o desenvolvimento de teconlogias video para gravar e traduzir expressões 'reais' para um avatar...", mas as questões colocadas por Chestnut fazem pensar (uma vez mais) sobre as vantagens de transportar para mundos virtuais réplicas de espaços, comportamentos e, agora, elementos de comunicação não-verbal...

A eficácia de uma troca cúmplice de olhares (tão gasta na 'realidade') nunca terá uma correspondência virtual do mesmo tipo. Provavelmente, essa cumplicidade passará para uma janela de texto, ou por uma flor disparada que nem seta ao coração do(a) interlocutor(a).

O que Chestnut começa a equacionar é a descoberta de uma meta-linguagem específica e desligada dos paradigmas da 'realidade'...

11.9.08

Um imenso jardim de pílulas



Lynne Heller é uma artista/designer canadiana que criou o projecto Pillflower 'que consiste num conjunto de imagens digitalizadas e de pílulas reais manipuladas para formarem flores. Estas 'flores de pílulas' são depois usadas para criar e decorar tanto obras funcionais como escultóricas...(...) é um mundo de 'flores de pílulas''.

Pillflower World é uma exposição de 'mixed reality' que vai estar patente em Camberra, na Australian National University, entre 22 Set e 3 Out 2008. A Universidade australiana optou por antecipar a inauguração 'real' criando em Second Life um imenso jardim de 'flores de pílulas' plantado dentro de um globo gigante.

Nar Duell, o avatar de Lynne Heller em Second Life, é responsável por esta iniciativa no metaverse ao bom estilo dos projectos do grupo NPIRL (Not Possible In Real Life), que vale a pena visitar. O espaço da Australian National University está sediado na ilha NMC 7, com este 'teleporte' directo.

fonte: new world notes

9.9.08

Mais sobre o mundo plano da comunicação

Desta vez a notícia refere-se à CNN e a Rick Sanchez, jornalista cubano correspondente da estação americana, que, durante a edição do fim-de-semana da CNN Newsroom em primetime, mostrou ao vivo e respondeu a 'tweets' dos espectadores sobre o furacão Gustav.

Rick Sanchez tem um conta de Twitter com cerca de 9.900 'seguidores' (!), e foi notícia por usar 'social media' durante uma emissão televisiva tradicional em directo.

O sucesso foi tal, que a CNN decidiu criar o programa Rick Sanchez Direct, 'alimentado' pela actividade de Sanchez em sites como Twitter e Facebook.

O programa vai para o ar a partir de hoje...
(estando a CNN oficialmente em Second Life, aguarda-se a notícia de futuros 'tweets' vindos do metaverse)

dica: José Luis Orihuela

Madeleine Albright em Second Life

Como noticia o New Media Consortium (NMC), a LBJ (Lyndon B. Johnson) School of Public Affairs e a University of Texas at Austin receberão a visita da ex-Secretária de Estado americana, Madeleine Albright, por ocasião do lançamento do novo Master of Global Policy Sutudies (MGPS).

O evento que acolhe tão ilustre visitante vai ser também transmitido em directo em Second Life, no Anfiteatro da GSD&M Idea City Island, à meia-noite de amanhã, quarta-feira, 10 Setembro.

Segundo a PR de "An Evening with The Honorable Madeleine Albright" servirá para juntar a ex-Secretária de Estado e o ex-Deputado James Steinberg, numa 'conversa pública sobre os desafios globais e transnacionais emergentes no século XXI, e como a próxima geração de jovens dirigentes pode contribuir para o desenvolvimento de estratégias inovadoras que sirvam esse desafios.'

Com tão pomposa apresentação, aguardam-se as palavras de M.Albright sobre o futuro...

15 milhões num mundo cada vez mais plano

À data de 06 de Setembro, eram 15.047.560 os utilizadores registados em Second Life!

Entre Setembro de 2006 e Setembro de 2007, a 'população' cresceu de 1.000.000 para cerca de 10.000.000; entre Setembro de 2007 e Setembro de 2008 de cerca de 10.000.000 para cerca de 15.000.000...

Aparentemente, confirma-se a consolidação do metaverse da Linden Lab, que, ultrapassado o boom de 2007, mantém uma curva de crescimento menos acentuada mas mais criteriosa e qualificada.

A constatação dessa maturidade também se prova pela inclusão de SL num 'mundo comunicativamente plano', onde a informação circula em fluxos indeléveis: Second Life, Twitter, Facebook, Twitterer, Twitterrific...

A predominância do 'social' na Web 2.0 não se resume à RL, e os mundos virtuais entram no rodopio dos estados de espírito dos 'multiple selves'!

8.9.08

lol

Tateru Nino publicou esta historinha com muita graça no seu blog 'dwell on it':

Fica, com muita simplicidade, explicada a introdução do 'voice chat' em SL, se bem que eu prefira continuar a debater-me com a complicada decifração dos acrónimos em formato texto...

5.9.08

Paraolímpicos em Second Life

Por iniciativa da 'Travel Guide and Gallery for in-world places', e das portuguesas Afrodite Ewry e Sonya Westland, vai ser possível acompanhar em Second Life a prestação da selecção de atletas nacionais nos Jogos Paraolímpicos de Pequim, a partir de 07 de Setembro.

São os tais atletas que, de quatro em quatro anos, trazem para Portugal uma molhada de medalhas brilhantemente conquistadas pelo Mundo, e de quem quase niniguém parece lembrar-se.

A 'Travel Guide and Gallery for in-world places' vai organizar uma exposição internacional dedicada ao evento, 'A journey till the root of the PARALYMPIC GAMES', e terá um quiosque em Second Life onde será possível acompanhar vídeos das provas do evento.

Na ressaca da discutível 'desilusão' portuguesa dos Jogos de Pequim de Agosto, o metaverse pretende homenagear todos os atletas que, com brio e esforço inimagináveis, representam as cores nacionais na China.

É uma boa ideia estar atento, e participar in-world nos eventos que, brilhantemente, a Travel Guide and Gallery preparam.

Pelo menos, podem utilizar Second Life na nobre causa de reconhecer o trabalho incansável na 'vida real' do grupo de atletas nacionais... que promete mais uma mão cheia de medalhas na bagagem de volta no dia 19 de Setembro.

Basta deixar de lado, por uns dias, as 'trivelas' e outras 'balelas' dos atletas galácticos...

Fonte: getasecondlife.net

4.9.08

Portugueses no Top 20 em SL. Mas quais portugueses?


Como é prática habitual e mensal na Linden Lab, estão disponíveis as estatísticas de utilização de Second Life referentes aos mês de Julho de 2008.

Aqui ficam os números do Top 20, onde Portugal aparece na 13ª posição com cerca de 295.000 horas, correspondentes a 0,85% do total das horas dispendidas inworld pelos 'residentes activos'.

MAS... quando divididas pela população dos mesmos países, o Top 20 muda bastante!
Senão vejamos o resultado dos coeficientes obtidos pela divisão entre o número de horas gastas inworld e o número total de habitantes (não considerada a população activa):

1. Holanda: 0,075
2. EUA: 0,046
3. Alemanha: 0,042
4. Reino Unido: 0,038
5. Canadá: 0,037
6. Suíça: 0,034
7. Dinamarca: 0,033
8. Austrália: 0,032
9. Portugal: 0,028
10. Bélgica: 0,028
11. França: 0,026
12. Espanha: 0,021
13. Itália: 0,020
14. Áustria: 0,019
15. Suécia: 0,018
16. Japão: 0,016
17. Brasil: 0,007
18. Polónia: 0,006
19. Argentina: 0,004
20. México: 0,001

Portugal passaria assim para o 9º lugar, e a Holanda, com uma presença tradicionalmente forte em SL, assumiria a liderança.

Certamente que não foi aqui considerada a taxa de penetração das novas tecnologias em cada país, o que explica, por exemplo, a queda abrupta do Brasil do 6º para o 17º lugar.
Por outro lado, é evidente a supremacia de países mais ricos (com PIB's mais elevados).

Nessa ordem de ideias, porque aparecem os portugueses em 9º lugar? Com uma população activa baixa, um poder de compra paupérrimo e uma taxa de penetração tecnológica mediana na Europa, é de facto estranha a posição do nosso país neste ranking. Um dado para uma reflexão interessante que carece de alguma validação séria e rigorosa.

Numa abordagem especulativa, aconselho a leitura do post e, sobretudo, dos comentários publicados no blog Geta (a propósito da comemoração do 1º ano de presença do BES em SL)...

Pode ser que daí se faça alguma luz sobre quem são alguns dos tais 'residentes activos' portugueses que nos colocariam na 9ª posição que referi!

2.9.08

Bienal de Cerveira em Second Life

Entre 2 e 30 de Agosto, esteve patente em V.N. Cerveira a exposição '30 anos da Bienal de Arte de Vila Nova de Cerveira'.

Durante esse período, foi possível ao público aceder a Second Life e visitar obras de arte digital que fazem parte do projecto Outdoor, nascido em 2005.

Para acompanhar os visitantes, foi criado o 'bot' Mrs Cerveira que apresentou no metaverse obras de Elro Tuominen, Juanita Deharo, Magix Merlin, Soleil Oh, Vitos Porta e a versão para outdoor do artista Ernesto de Melo e Castro.

A arte que Cerveira divulga de dois em dois anos aproximou-se este ano do metaverse, e promete novas ideias no panorama futuro das artes digitais em Portugal.

obra de Juanita Deharo
foto retirada de outdoorcerveira.com.sapo.pt


Mais informações sobre o projecto Outdoor aqui.

1.9.08

'Comfortably Numb' em Second Life

'Confortably Numb' é uma das faixas do álbum 'The Wall' dos Pink Floyd recriado em Second Life num espectáculo que envolveu cerca de 60 artistas no metaverse, e que Gary Hazlitt resumiu e produziu num clip machinima de 7 minutos.

O espectáculo teve como impulsionador o CARP (Virtual Cinetic & Cybernetic Art in the Second Life Metaverse Infrastructure) e o NMC (New Media Consortium), e contou com mais de 2.000 visitantes inworld.

Aqui podem assistir a uma versão com mais qualidade (90Mb em Mp4) do clip que se segue: