Gadgets que morrem de êxito
Enrique Dans publicou um post interessante sobre 'Gadgets que morrem de êxito', a propósito de uma conversa que manteve com a gente da Soitu.
Excerto:
"Na minha opinião, trata-se de um problema vinculado fundamentalmente ao novo tipo de marketing desenvolvido na rede: dantes, o marketing era uma ferramenta basicamente unidireccional, e os processos de “contágio” ou de viralização podiam antecipar-se, manter-se sob controlo ou eram, em geral, de dimensões menores. A marca podia, regulando em certa medida a intensidade do seu esforço publicitário, criar uma “ansiedade” maior no mercado, e os processos externos eram, em geral, de escassa magnitude. Hoje em dia, a rede permite que esse tipo de processos fluam com uma velocidade muito superior, à escala planetária, e que se se iniciem fenómenos virais de força incontrolada. Antes de chegar o Asus Eee, que chegou a vender um PC em cada seis segundos, ou o iPhone a Espanha, e antes de chegar ao mercado, já lemos artigos sobre eles, já os comentámos em blogs e foruns, já havia leaks das suas especificações, e toda uma série de pessoas comentam sobre eles profusamente, o que leva a uma clara magnificação do processo e a uma perda de controlo por parte das marcas. Sem dúvida, uma consequência interessante."!!!
Este fenómeno 'interessante' lembra-vos alguma coisa? ;)
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