30.4.08

Atenção, os Sindicatos 'chegam' a SL™!


Pois é, 1º de Maio que se preze tem que ter 'trabalhadores' e 'sindicatos', mesmo em Second Life™!

No metaverse também vai ser assim: amanhã abre a SL Union Island, como podem ler aqui.

A Union Island (Ilha Sindical) é um projecto sindical inovador para construir um lugar de encontro para sindicatos e sindicalistas no mundo virtual Second Life™.
O '1º de Maio virtual' "será um dia de formação, de contacto e de celebração, para reunir todos os sindicalistas globais de uma maneira até agora impossível", afirmam os organizadores.

O Programa:
- Festa com o DJ do Club Fracture de Second Life.
- Formação para os activistas sobre como tirar partido de Second Life através do contacto e intercâmbio com os outros, das criações 3D e como elaborar melhores páginas web para os sindicatos.
- Exposição de fotografia e vídeo da campanha “Mindestlohn” da DGB que defende o salário mínimo na Alemanha. O final desta campanha acontecerá amanhã na RL na Alemanha e também em Second Life com a presença de sindicalistas alemães para informar e discutir.
- Truques e conselhos para os organizadores sindicais no Bar Virtual da 'ilha', partilhando conselhos práticos com gente de todo o mundo à volta de uma caneca de cerveja virtual servida pelos trabalhadores de uma empresa cervejeira britânica.
- Visita guiada a “5 fotógrafos”, uma exposição virtual de fotografia de Nova Iorque do Séc. XX, apresentada pelo American Labour Arts Inc.

"A Union Island planeia usar Second Life para criar uma comunidade de sindicalistas, que lhes permitirá encontrar-se e trabalhar conjuntamente em temas comuns da economia global. O projecto também pretende usar o mundo virtual para fazer chegar as campanhas sindicais a novas audiências, e a facilitar a uma nova geração de activistas online a participação na actividade dos sindicatos."

O Vice-Secretário Geral das TUC (Reino Unido), Frances O'Grady, afirmou: “A ideia de um sindicato é a de gente a trabalhar conjuntamente para melhorar as coisas para eles próprios e para os outros, e as redes na internet oferecem uma via poderosa e eficaz em custos, para poder criar novos vínculos. Tal como muitos negócios que se afirmaram nos mundos virtuais como Second Life para fomentar a criação de redes internacionais e a colaboração, será completamente natural que os sindicatos também estejam presentes.”

A SL Union Island é um projecto conjunto das TUC, UNI Global Union e The New Unionism Network, apoiado por sindicatos do Reino Unido, da Alemanha e da Itália.

Se a actividade empresarial em Second Life™ se tem assumido como uma das que registam maior crescimento nos últimos meses, é porque 'cheira' a dinheiro no metaverse!
E onde há empresas e dinheiro a circular... há sindicatos, aprendemos nós da RL!
As coisas estão a ficar cada vez mais iguais, e mais igualmente previsíveis e chatas...

fontes: straightgoods.com, slunionisland.org, blog.comfia.net

Sem comentários: