10.8.09

Veteranos de guerra com ajuda em Second Life

O Institute for Creative Technologies (ICT) da University of Southern California, criou o 'Transitional Online Post-deployment Soldier Support in Virtual Worlds' com o objectivo de integrar mais facilmente os ex-combatentes na vida civil.


Segundo a cnet news, "os veteranos de guerra estão muitas vezes relutantes perante as terapias existentes, e por isso os cientistas estão a criar uma comunidade virtual online onde os membros podem encontrar as condições de camaradagem e outros recursos que lhes permitam voltar à vida civil."

O ICT criou uma área em Second Life com o nome de Coming Home, dividida em três sectores: um para actividades sociais, outro para jogos competitivos e colaborativos e um terceiro para alojar diversos recursos. Neste último, robots dotados de inteligencia artificial recebem os veteranos e apoiam as suas terapias.

Segundo o Walter Reed Army Medical Center e o Army Research Institute, os ex-combatentes demoram cerca de seis meses depois de voltarem a casa para serem capazes de falar sobre as suas preocupações ou problemas mentais. O ICT acredita que o anonimato de um mundo virtual online acessível a partir de um PC em casa, permitirá que muitos veteranos se 'abram' com mais facilidade para serem ajudados.

"Temos humanos virtuais com quem negociar, humanos virtuais que servem de pacientes para os terapeutas treinarem, e humanos virtuais com modelos emocionais que podem ser muito defensivos. Parte da investigação no centro de verteranos é tornar estes humanos virtuais - ou a sua inteligência - e colocá-la em avatares que podem ajudar no espaço virtual", afirmou Jacquelyn Morie do ICT.

Em conjunto com a Linden Lab, o ICT criou o espaço Coming Home, reservado aos avatares de veteranos de guerra previamente registados, e com acesso negado aos outros 'residentes' de SL.

Nele se espera ajudar todos os ex-militares que estiveram em zonas de guerra a discutir e a ultrapassar as suas eventuais patologias traumáticas.

Sem comentários: