31.8.09

Mundos Virtuais (também) perseguem a ubiquidade!


A empresa finlandesa Sulake Corporation Oy, conhecida pela autoria do mundo virtual online Habbo Hotel, anunciou recentemente o lançamento do seu novo produto: Bobba.



Bobba será um novo mundo virtual destinado a dispositivos portáteis, e deverá ser lançado em Setembro nas versões para iPhone e iPod Touch, afirmaram fontes da empresa à Reuters. Neste momento Bobba pode ser testado em telemóveis Nokia, e poderá vir a ser o primeiro mundo virtual com acesso directo nos dispositivos da Apple, quer via wireless quer via 3G.

As semelhanças com Habbo Hotel serão muitas, a começar pelo grafismo dos jogos de computador da década de 80 do século passado. Bobba tem como público-alvo adolescentes com 16 anos ou mais anos, na tentativa de captar muitos dos 13 milhões de visitantes mensais de Habbo Hotel (dos quais cerca de 10% pagam por serviços online).

Segundo a Sulake, a crise económica generalizada sente-se também na capacidade económica dos adolescentes, e tem sido responsável pelo abrandamento no crescimento económico de Habbo e da empresa.

A Sulake contratou Mika Salmi, ex-Viacom, que afirmou à Reuters que "Habbo não está mal, mas a minha função é descobrir a próxima história, para ajudar a Sulake dar o próximo passo na cena global."

E o próximo passo, reza a história recente, é a ubiquidade, ou a miragem da omnipresença virtual (que, no prolongamento da 'vida real', aproxima o cibercidadão do super-herói)!

fotos: Bobba.com
dica: KZero

Sem comentários: