20.8.09

Documentando o espaço virtual em Second Life

O Virtual Build Archive (VBA) é um projecto recente de Gala Charron (aka Tamara Russell) e de Lainy Voom (aka Trace Sanderson), que tem por objectivo "documentar através de filmes e narrativas algumas das mais belas construções dentro do mundo virtual Second Life".

As autoras esperam conseguir construir um extenso catálogo de conteúdos criados in-world, composto por curtas-metragens machinima que documentam as potencialidades e particularidades de cada espaço no metaverse.

Neste momento, a VBA possui uma conta em Vimeo onde tem alojados 10 curtos clips bem estruturados e realizados nos últimos quatro meses, e que deixam antever um trabalho de pesquisa e de arquivo dentro de Second Life de enorme interesse.

O mais recente filme documenta o espaço 'Immersiva - Artistic World of Robots With Hidden Stories', e foi criado por Gala Charron.

'Immersiva' foi criado por Bryn Oh, e é um parque temático abandonado de robótica, onde os robots, programados para terem emoções, foram deixados para trás para lutarem pelos seus objectivos.

Os efeitos visuais de Windlight utilizados nas filmagens têm por base a configuração 'Nuit Blanche' criada por Bryn Oh para 'Immersiva', e os sons foram gravados no local.

Fica o curto vídeo, e a ligação para uma visita a 'Immersiva':

Sem comentários: