13.5.09

Facebook não gosta de 'avatares'!

Facebook, uma das maiores redes sociais do Mundo, resolveu começar a banir os membros que se registem 'sob a forma' de 'avatares'!

Ou seja, para fazer parte da 'rede' o registo deve obrigatoriamente ser feito com dados 'reais' de 'pessoas de carne e osso'!

Parece que o crescimento exponencial dos produtos (e respectivas empresas) tem tendência a ser directamente proporcional às atitudes autoritárias e limitadoras das mais elementares liberdades individuais (claro que sempre em nome de questões de segurança, morais, ou afins).

Foi o que aconteceu com Danton Sideways, 'residente' de Second Life e assim registado em Facebook, que viu a sua conta fechada nesta rede social, como descreve no seu blog.

Prevejo que a minha lista de 'amigos' em Facebook diminua consideravelmente nos próximos tempos, porque muitos deles são... 'avatares'!

E como Facebook é uma rede social, rapidamente se formou um grupo (acessível aqui) que protesta contra esta medida da empresa do jovem milionário Mark Zuckerberg, e que escreveu uma petição ao dito jovem para que a medida unilateral fosse cancelada:

"We are legion, the avatars who live and work as our digital selves. We may have other names and lives beyond our avatar forms but we live and work as identities that capture hearts and bond with millions. Avatars and Humans alike ask that Facebook continue allowing avatars to serve as primary profile pageholders so that we do not unnecessarily delete many hundreds of thousands of productive Facebook connectors. Do we ask all film stars to use their real names on Facebook, or any other media celebrity? What are positive network solutions that can come from the deletion and displacement of our friends the Avatars?"

1 comentário:

ana disse...

Fantástico o vídeo.
Quanto ao facebook, começo por não perceber este tipo de decisões, depois apetece-me sair, até porque as vantagens deste tipo de redes não são muito evidentes para mim. E finalmente ponho-me a pensar: como sabem eles que um membro é um avatar se o próprio não o explicitar?