25.5.09

A 'segunda vida' para além do sexo e do flirt

Investigadores da University of Toronto e do Center for Innovation in Complex Care (CICC) da University Health Network, descobriram uma vasta actividade relacionada com a Saúde que ocorre em Second Life diariamente.

Second Life, recorrentemente associado à pornografia e a relações afectivas enganadoras, é também usado, segundo os investigadores, para "educar as pessoas sobre doenças, para treinar enfermeiros e estudantes de Medicina com simulações virtuais, permitir a constituição de grupos de discussão sobre doenças específicas ou encaminhar fundos reais para pesquisa médica".

O grupo de investigadores descobriu que as actividades neste mundo virtual relacionadas com a Saúde têm implicações significativas na 'vida real'. Dante Morra, Director Médico do CICC, afrimou que "os mundos virtuais e as redes sociais na Internet oferecem um novo domínio para a Saúde. Apesar de estarmos no início do seu desenvolvimento, existe uma grande oportunidade para usar estas plataformas na educação, na investigação e mesmo na despistagem de doenças."

Jennifer Keelan, Investigadora Principal no projecto, sugere que a vantagem principal para os utilizadores é "o anonimato relativo com o qual os pacientes podem fornecer informação e partilhar experiências sobre a sua saúde num ambiente seguro. Existe ainda um grande potencial para os pacientes 'experimentarem ser pacientes' fazendo virtualmente uma mamografia ou navegando nas instalações virtuais de um hospital, e podendo perceber melhor os procedimentos e processos médicos tornando-se mais informados."

Para Leslie Beard, outro membro do grupo de investigação, "existe aqui uma excelente oportunidade para entender as características dos media sociais que os tornam tão atractivos e acessíveis ao público. Uma vez percebido o que traz as pessoas para a Web 2.0, podemos conceber e aplicar estratégias de comunicação mais eficazes na Internet."

O trabalho do CICC foi publicado com acesso livre no Journal of Medical Internet Research (JMIR) e constitui a base para a próxima fase do projecto que pretende estudar a Web 2.0, os social media e os mundos virtuais para conduzir a investigação académica nas estratégias de comunicação da Saúde.

Sem comentários: