27.5.09

Ligue para um avatar, mesmo que não esteja em Second Life!

Dando especial relevância à utilização da voz no seu 'mundo virtual', a Linden Lab anunciou os seus planos para 2009 de implementação de serviços de comunicação audio em Second Life.

Segundo a empresa californiana, foram já disponibilizados cerca de 15 biliões de minutos de serviços de voz em Second Life, atestando a alegada adesão aos serviços de VoIP no metaverse.

Para 2009, a Linden Lab propõe, entre outros produtos, AvaLine (um serviço que atribui a cada residente em Second Life um número de telefone [extensão], permitindo que os amigos ou parceiros de negócio telefonem para o dito 'avatar' directamente desde um número fixo, um telemóvel ou uma aplicação VoIP), SLim (uma aplicação de texto e voz que permite que os 'residentes' comuniquem com outros utilizadores de SL sem necessitarem de abrir o 'viewer') e Voice Fonts (uma função que, segundo a Linden Lab, "expande consideravelmente a fantasia num mundo virtual", já que permite aos 'residentes' personalizar o seu tipo de voz comprando um conjunto de 'fontes', por exemplo, "mulher francesa, relator desportivo, elf, radialista, etc"!).

Como refere Ana Lutetia no seu blog, a possibilidade de comunicação entre o indivíduo offline e os seus amigos 'avatares' de Second Life que se encontram online "é um bocado estranha"!

Tal como Ana, confesso que não sou grande adepto da utilização da voz em Second Life, e encontro, nos planos da Linden Lab, uma série de contradições estranhas e quase preocupantes no que à comunicação diz respeito.

Se não, repare-se:

- a criação de um avatar num mundo virtual 3D como Second Life, permite ao indivíduo a representação de um 'eu' que não replica, necessariamente, a sua identidade real

- a introdução da voz, compromete o avatar com o seu 'proprietário', criando uma ligação indestrutível entre o 'eu' real e o 'eu' virtual, reduzindo a 'fantasia' referida pela LL

- a possibilidade de comunicação com voz desde o 'mundo real' para o virtual mesmo que lá não se 'resida', parece ser, paradoxalmente, a tentativa de resposta a uma não-necessidade: porque raio me vou eu lembrar de ligar do meu telemóvel ou do Skype para um avatar? Se souber quem é o indivíduo por detrás do avatar, ligo para ele offline; se não souber, provavelmente entrarei em Second Life e comunicarei online! Não parece razoável imaginar que haja assim tanta gente não 'residente' com necessidade de falar com os 'residentes' por voz!

- finalmente, a criação de 'packages' de tipos de voz (ou a tal introdução da 'fantasia' que caracteriza o mundo virtual) parece ser mais a devolução da fantasia anteriormente destruída! Isto é, depois de permitir a comunicação por voz comprometendo o utilizador que se encontra diante do écrã, é proposta a utilização de tipologias sonoras que modificam a voz do emissor...

Ou seja, prevê-se que, ainda durante 2009, você também possa ligar para os avatares activos em Second Life sem sequer ter a aplicação aberta ou instalada, correndo no entanto o risco de ouvir do outro lado da linha sempre a mesma voz de uma 'mulher francesa' (seja lá o que isso fôr!!!) em corpo de homem, cão ou dragão!

A Linden Lab tem destas coisas...

dica: Ana Lutetia

Sem comentários: