30.11.09

"Soyez réalistes, demandez l'impossible!"


A propósito do anunciado encerramento do 'Second Louvre Museum' e consequente colocação à venda da réplica do museu em Second Life®, veio-me à memória um dos slogans dos 'soixante-huitards' que me lembro de ler pintado numa parede do Porto no PREC, herdado do Maio de 68: "Soyez réalistes, demandez l'impossible!".

Tal como para muitos outros 'residentes' em Second Life®, o 'Second Louvre Museum' foi o primeiro Museu que visitei no metaverse, incrédulo pela veracidade das imagens e fascinado pelo usufruto dos espaços clássicos plasmados no écrã.


O minucioso trabalho de reconstituição virtual do Museu parisiense, teve um destino triste: o abandono! A reprodução mimética de grandes obras de arte e de uma colecção de valor inestimável, encontrou no metaverse o espaço ideal para... definhar! Sem visitantes, o 'Second Louvre' deixou de ter razão de existir...

Ao ver o 'Second Louvre Museum' à venda em Second Life®, só me ocorreu apelar utópica ou anarquicamente: "Sejam realistas, peçam o impossível!"

Interpretem como entenderem...

fotos: Bettina Tizzy

Sem comentários: