23.11.09

Os erros de paralaxe da BBC sobre Second Life®, ou uma questão de táctica e de estratégia...

No passado dia 20 de Novembro, a BBC News Magazine publicou online o artigo "What happened to Second Life?", da autoria de Laurie Hansen.


Em poucos parágrafos, Laurie Hansen tenta explicar o que é Second Life®, como nasceu, cresceu e... agoniza! Como artigo de opinião, não seria grave a exposição da jornalista da BBC.

Mas a peça em questão é mais do que isso: uma recolha de opiniões sobre Second Life® que transporta dados erróneos sobre a história (factual) e o conceito do 'metaverse' da Linden Lab.

A este propósito, é já possível ler as reacções de Wagner James e de Gwyneth Llewelyn, duas das figuras mais conhecidas da 'segunda vida' da LL. A argumentação de ambos conduz a uma conclusão que parece evidente: o artigo de Laurie Hansen na BBC News Magazine tratou-se de um 'erro de paralaxe', provavelmente por analisar Second Life® de um ângulo completamente obtuso!

Contrariamente à opinião de Gwyneth Llewelyn, não acredito na tese de que 'os media odeiam Second Life®, provavelmente porque a sua história de sucesso não 'vende'".

Acredito que a indiferença dos media sobre o tema, ou, pior ainda, a sua descredibilização, fica a dever-se à inexistência de uma estratégia eficaz de divulgação massiva de uma grande quantidade de projectos que existem em Second Life®.

É que SL® deixou de ser 'agenda' desde 2007 (ou só o foi nesse ano), até que os mesmos media descubram que um 'mundo dedicado à produção de conteúdos' é algo que lhes pode ser muito útil...

A ideia faz-me lembrar Mario Benedetti, poeta uruguaio recém-falecido, e que, primorosamente, definia a diferença subtil entre táctica e estratégia.
A propósito desta pequena 'polémica' achei que valia a pena partilhar as palavras de Benedetti:

Táctica y estrategia

Mi táctica es
mirarte
aprender como sos
quererte como sos.

Mi táctica es
hablarte
y escucharte
construir con palabras
un puente indestructible.

Mi táctica es
quedarme en tu recuerdo
no sé cómo ni sé
con qué pretexto
pero quedarme en vos.

Mi táctica es
ser franco
y saber que sos franca
y que no nos vendamos
simulacros
para que entre los dos

no haya telón
ni abismos.

Mi estrategia es
en cambio
más profunda y más
simple.

Mi estrategia es
que un día cualquiera
no sé cómo ni sé
con qué pretexto
por fin me necesites.

2 comentários:

TP disse...

Tinham muito a aprender com o nosso trabalho de divulgação.

Gwyneth Llewelyn disse...

Ironicamente, ainda anteontem assisti a uma pequena conferência em como um criador português de mundos virtuais (para o meio académico) fartou-se de falar mal do Second Life, mas não parou de elogiar o trabalho incessante de relações públicas, publicidade, marketing, e anúncios da Linden Lab, que permitiu que o SL fosse muito mais divulgado do que qualquer outra plataforma equivalente...

Depois da sessão fui lá dizer-lhe que a Linden Lab só mesmo muito recentemente é que passou a ter uma mini-equipa para tratar "a sério" da imagem e do marketing deles, e que até agora eram puramente reactivos, ao ponto de sermos nós, residentes, a ter de marcar com os media as entrevistas do seu CEO... se não o fizéssemos, eles nem sequer saíam da sua cadeira :)

Duplamente irónico é neste mundo virtual de conteúdo gerado pelos utilizadores ser o próprio marketing da Linden Lab fundamentalmente gerido por crowdsourcing... :)