Gartner aconselha 'dress code' para avatares de empresas
A Gartner Inc. publicou recentemente uma Press Release onde aconselha as empresas presentes em mundos virtuais a controlarem os 'seus' avatares institucionais, nomeadamente na definição de um 'dress code' cuidado e específico!
Os consultores de Stamford prevêm que, em finais de 2013, cerca de 70% das empresas terão 'manuais de comportamento' e 'dress codes' definidos para todos os seus empregados que possuam avatares associados à empresa num ambiente virtual.
Esta previsão resulta da convicção da Gartner de que o comportamento e a forma de vestir dos avatares ligados a empresas podem ter implicações danosas para as instituições a que pertencem.
"À medida que a utilização de ambientes virtuais para fazer negócio vai crescendo, as empresas necessitam de saber se os seus empregados estão usar os seus avatares de formas que possam afectar a empresa ou a sua reputação," afirmou James Lundy, vice-presidente da Gartner. "Aconselhamos a definição de códigos de comportamento aplicáveis às circunstâncias em que os trabalhadores representem a empresa, tanto num ambiente real como virtual. Alguns anexos, específicos para mundos virtuais, podem ser acrescentados," disse ainda Lundy.
A Gartner foi mais longe, e identificou seis pontos esenciais que tacticamente as empresas devem seguir para optimizar a utilização dos avatares com propósitos profissionais:
1. Ajudar os colaboradores a controlar os seus avatares
2. Reconhecer que os colaboradores da empresa terão afinidades pessoais com o seu avatar
3. Explicar aos colaboradores os riscos e as responsabilidades da gestão da sua reputação
4. Expandir os códigos de conduta da empresa de forma a incluir os avatares em ambientes virtuais 3D
5. Explorar a importância da utilização de avatares para o negócio
6. Encorajar a experimentação com modelos-piloto
Se, por um lado, a criação e manipulação de avatares em ambientes virtuais são livres e multiplicáveis, por outro lado controlar um avatar 'institucional' começa a ser tarefa séria e complicada!
A isso a reputação 'online' obriga, dizem...
via InformationWeek
1 comentário:
Cara, essa é uma situação que, ao menos em minha empresa, não espero vivenciar tão cedo....mas..vamos ver.
Valeu a dica.
Anselmo
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