17.10.09

Burning Life 2009: onde todos são estrelas!


Burning Life 2009 é um dos eventos do ano promovidos e organizados pela Linden Lab em Second Life. Assim reza a 'press release' da LL que explica a iniciativa que hoje começa no metaverse (numa tradução para 'português' da responsabilidade dos promotores):

"De 17 a 25 de Outubro o Festival Burning Life chega como um arrebatador vento de poeira próximo de si ! Sim é hora de desenterrar os seus óculos virtuais e máscara de protecção contra a poeira , usa a tua indumentária mais extravagante e vem acampar virtualmente com os teus melhores Amigos.

"O que é isto de Burning Man ?" a maioria dos novos residentes devem se perguntar. Nós vamos explicá- lo e falar-vos do porquê de o fazermos, então pega em alguns detalhes empoeirados que os veteranos estão mortinhos por conhecer, como " quando posso começar a construir o meu campo / obra de Arte!? "

Burning Life é um festival da Comunidade, Arte e fogo no mundo virtual do Second Life. Foi celebrado pela primeira vez em 2003 quando a grelha do Second Life estava ainda na sua infância, e inspira-se na Arte da vida real, festival do fogo e da Comunidade globalmente conhecido como Burning Man. Tanto o Burning Man como o Second Life começaram em San Francisco, Califórnia. Mas eles têm muito mais em comum do que a sua origem ...

Alguma História :

Em 1999, um Homem sonhador decidiu explorar esta coisa de Burning Man que tinha ouvido falar. Para o seu carro trouxe uma tenda, água e tudo o que precisasse para sobreviver, então conduziu 300 milhas (480 km) pelo alto deserto do Nevada. Chegou a um ermo de lama seca com fendas de 40 milhas quadradas ( 65 km ), rodeado de montanhas distantes. Calor. Estava extremamente quente. Excepto quando o sol se punha. Então era simplesmente frio. O deserto da pedra preta ( Black Rock desert) é um antigo leito de um lago que está seco. " A Playa " , como lhe chamaram os Géologos, dura, estranha, impiedosa e tão intensamente árida que nos " implora " para ser a nossa tela em branco. Um estranho acampamento tinha sido erigido ali , rodeando uma enorme estátua antropomórfica em madeira destinada a ser queimada na última noite. O que o Sonhador encontrou ali - um grupo enorme de pessoas auto-organizados numa Cidade, criando colaborativamente uma realidade diferente - ajustou a direcção do projecto que desenvolvia em San Francisco e preencheu a mente com ideais àcerca da natureza da realidade, criatividade, identidade e Comunidade. Ele trabalhou algumas destas ideias na fundação do seu projecto " Linden World " , que nós conhecemos hoje como Second Life. Esse Sonhador era o nosso fundador Philip Linden.

Um avanco rápido até 2003. Inúmeros funcionários do Linden Lab eram assíduos no Burning Man , mas em 2003 estavam demasiado ocupados com o lançamento do Second Life para visitarem a " Playa " na vida real. Entao Phoenix Linden dirigiu-se á organizaçao do Burning Man a fim de obter autorização para fazer uma homenagem ao acontecimento da vida real no Second Life. Com a permissão oficial, os Lindens construiram uma estátua do Homem muito à semelhança da real e " queimaram-na " no mundo do Second Life. Que parece histária antiga :-). 2009 marca o sétimo ano do Burning Life no Second Life.

A nossa inspiração:

O que acontece na vida real no Burning Man é deveras fenomenal. Esta cidade do mundo real de 50.000 habitantes, construida inteiramante pelos seus cidadãos, está a 100 milhas (160 Km) da fonte mais próxima de suprimentos. No entanto tem estradas, sinais de rua, um aeroporto aprovado pela autoridade Aeronautica, rede eléctrica, um Hospital, enormes praças públicas, luzes de rua, procissões, espectaculos e rituais. Tem modas fabulosas, situações ridículas e arte tão cruas literalmente perigosas. " Não há espectadores " é um lema comum e de facto, o consumo passivo da diversão é bastante dificil num ambiente de campo de sobrevivência como este é. Você tem que trazer consigo tudo o que precisa para sobreviver, visto não haver nada á venda e a troca de dinheiro é proibida na cidade da pedra preta -" Black Rock City " . Água, abrigo, comida -- a banheira com água quente, a discoteca de três andares em forma de pato que desenhaste, o fabuloso vestido de cocktail de lantejoulas, o lança-chamas pessoal - tem que trazer tudo consigo! E as pessoas levam. Muitos campistas entram na " Playa " em autocaravanas de 16 rodas altamente equipadas e centenas de companheiros campistas ansiosos por pôr mãos á obra na construção da sua visão.

MAS - É tudo temporário. Ao fim de uma semana, grande parte da da Arte está queimada, e cada última partícula do que foi trazido é retirado outra vez, até ao último resquício, Sem Deixar Rastro da cidade que ali estava antes. Quando as chuvas de inverno chegam, até as pegadas desaparecem. Até ao próximo ano ...

Porque é que fazemos o Burning Life:

Pela mesma razão que fazem o Burning Man. Para aprender e crescer. E para formar uma comunidade que valorize a aprendizagem criativa e a evolução. A sua natureza temporal é essencial para ter a experiência imediata e sem intermediários, e as malhas estéticas fundem- se perfeitamente com a revolução de conteúdos feitos pelos usuários no Second Life. Quando Philip Linden colocou as ferramentas de criação nas mãos dos residentes, ele estabeleceu o mesmo nível de igualdade que energiza o Burning Man. Todos contribuem. Ninguem é especial, e todos são estrelas!

Envolve-te. Nem importa o quanto sabes de Second Life. Se não és um grande construtor - este é o lugar para experimentares e aprenderes com os outros. Se ainda não conhece ninguém no Second Life -- vai conhecer. Se é um veterano do Second Life e deseja um pequeno caos criativo à moda antiga, venha. Burning Life 2009 vai ser exactamente o que cada um de nós puser nele."



Sem comentários: