15.9.09

Universidade do Texas lança modelo de aprendizagem em Second Life

A Universidade do Texas divulgou hoje uma 'press-release' onde explica a sua renovada presença em Second Life: 16 (dezasseis) campus universitários que estarão ao serviço de um modelo de aprendizagem para usar noutros sistemas estaduais.

Foi a própria Linden Lab que deu a notícia do primeiro modelo de aprendizagem de abrangência estadual do mundo. O Transforming Undergraduate Education Program, na Universidade do Texas, recebeu uma bolsa para criar uma comunidade de aprendizagem virtual estadual pioneira, e em que participarão estudantes, faculdades, investigadores e administradores em Second Life, e que oferece uma alternativa de baixo custo e inovadora para a educação.


"A comunidade de aprendizagem colaborativa deste sistema (...) permitirá aos participantes aprender, partilhar, colaborar e crescer uns com os outros", resumiu Leslie Jarmon, a investigadora que impulsionou o programa e que pertence à universidade do Texas em Austin. "Neste sistema virtual de aprendizagem, todos os participantes - em especial os estudantes mais jovens - serão vistos como alunos com papéis alargados: alunos e cientistas, alunos e designers, alunos e investigadores, alunos e comunicadores, e alunos e colaboradores. Vislumbramos possibilidades infindáveis neste horizonte virtual", prosseguiu Jarmon.


O programa anual deste projecto envolverá os 16 campus da Universidade do Texas e será concebido para colaborações inter-campus, intra-campus e com instituições externas, e ocupará 50 regiões de Second Life. O UT System neste momento é uma organização multidisciplinar e complexa com 9 campus universitários e 6 campus de investigação na área das ciências da saúde. Cada campus desenvolverá o seu próprio plano em Second Life de acordo com as suas necessidades e prioridades. Ao longo do projecto, a informação que resulta da investigação será recolhida e partilhada com a comunidade educativa em Second Life interessadas em leccionar no metaverse ou em construir campus universitários.

"Desde que lançámos Second Life em 2003, centenas de instituições de ensino de todo o Mundo nele entraram com o objectivo de melhorar os seus planos curriculares e explorar novos modelos de aprendizagem. Mas o programa da University of Texas System não é apenas uma indústria, mas também criará a maior comunidade virtual de aprendizagem", afirmou John Lester (aka Pathfinder Linden), membro da Linden Lab. "Este anúncio é também uma prova cabal de que os campus virtuais podem ser efectivamente controlados e geridos para criar ambientes de aprendizagem seguros", concluiu Lester.

Para maia informações, consulte o site do TUE Learning Community, ou contacte Leslie Jarmon (Bluewave Ogee em Second Life) pelo mail LJarmon@austin.texas.edu ou Amanda Van Nuys (Amanda Linden em Second Life) pelo mail amanda@lindenlab.com

fonte: John Lester

1 comentário:

c@che br@sil disse...

Interessantissimo projetos assim de aprendizado a distancia!!! Sou novo no mundo SL e estou a procura de segmentos neste estilo. Há faculdades brasileiras assim? Essas faculdades americanas tem cursos de idiomas, free ou pagos pelo metaverso? Se alguém quiser me ajudar mande e-mail para c ache br asil @ b ol . co m. b r
ou no SL cachebrasil bellic