14.9.09

Previsões para Mundos Virtuais

A KZero, empresa britânica que se dedica ao estudo e recolha de informação sobre Mundos Virtuais, publicou recentemente um balanço e uma previsão da evolução dos Mundos Virtuais nos próximos anos.

Muito optimista quanto ao futuro, a empresa começa por lembrar o ano de 2006, marcado pelo início da investida das marcas sobretudo para Second Life, dando conta da existência de metaverse que podia entrar nos números das grandes empresas.

O ano de 2007 foi, sem dúvida, o ano de Second Life, com cerca de 100 marcas a ali instalarem as suas 'ilhas'. Os Mundos Virtuais passaram estar no mapa das equipas de Marketing, graças à mediatização do fenómeno que os tornou absolutamente mainstream. No mesmo ano, a Disney comprou Club Penguin, prevendo a entrada dos Mundos Virtuais no mercado KT&T (kids, tweens and teens).

O ano de 2008 foi sobretudo marcado pelo crescimento de produtos em segmentos ainda não explorados. Os Mirror Worlds (mundos virtuais que reproduzem fielmente a realidade, principalmente na reconstituição de objectos/espaços históricos) assumem-se como tipologia autónoma, e muitos mais mundos KT&T são lançados e o seu nicho de mercado dispara definitivamente. É o ano da maturidade de Second Life, que regista um abrandamento no seu crescimento.

O ano da crise, 2009, assinala no sector dos mundos virtuais uma quebra acentuada no número de registos. Surpreendentemente, os fluxos de capital continuam a ser relevantes nos diversos Mundos Virtuais, confirmando que os utilizadores (crise à parte) continuam a gastar dinheiro in-world.


Para a KZero, num futuro próximo novos conceitos serão trabalhados pelas marcas nos mundos virtuais, sendo de prever que se venha a registar um aumento significativo na faixa etária KT&T. Mas a KZero está também muito optimista em relação aos mundos 'mais antigos' dirigidos aos adultos, com actividades como a educação e o lazer (jogo) a prometerem desenvolvimentos.

No final de 2009, a KZero prevê a existência de cerca de 150 Mundos Virtuais, e de cerca de 300 no final de 2010! Um crescimento acentuado marcado, segundo a empresa, pelas empresas de media associando os mundos virtuais a programas de TV, a filmes e a outros sucessos de audiência na 'vida real'. No sector KT&T, a KZero adivinha a entrada fulgurante dos mundos relacionados com os Parques Temáticos.

Associadas estas tendências ao previsível crescimento de projectos na área da educação e da investigação, a KZero acaba por prever a existência de cerca de 900 Mundos Virtuais no final de 2012!

Acrescentamos nós: com a evolução dos suportes, da portabilidade e da ubiquidade destes 'mundos', faltará saber o que significará, em 2012, a expressão 'Mundo Virtual'...

Sem comentários: